Chuva de granizo foi registrada em 5 cidades de Pernambuco

granizo pernambuco

As fortes chuvas que atingiram o estado na sexta-feira (29), também elevaram os registros de queda de granizo no interior de Pernambuco em apenas dois meses. Foram registrados precipitação das pedras de gelo nos municípios de Pedra, Pesqueira, Garanhuns e João Alfredo, no Agreste, e em Arcoverde, no Sertão.

dessa maneira, sobe para sete o número de municípios atingidos pelo fenômeno. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), não há possibilidade de prever a ocorrência desse tipo de precipitação, mas chuvas fortes devem atingir o Sertão nas próximas 24 horas.

A Apac esclarece que a precipitação de granizo é relativamente rara, mas que ocorre entre três ou quatro vezes por ano. A formação do gelo se dá quando as nuvens sobem bastante na atmosfera – e quanto maior a altitude, menor a temperatura -, o que provoca o congelamento dos vapores de água em grandes blocos. Estas pedras, ao cair, vão ganhando velocidade e perdendo massa, normalmente chegando ao solo em tamanho bem reduzido, mas capaz de provocar danos à saúde e às plantações.

Com informações de Diário de PE

Deixe uma resposta