Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Chuvas na bacia do Rio São Francisco devem começar no próximo mês, garante ANA

Chuvas devem amenizar calor em Petrolina e Juazeiro.

O período chuvoso na bacia do Rio São Francisco deverá começar em meados de outubro, segundo estudos hidrológicos dos órgãos competentes. As informações são da Agência Nacional de Águas (ANA), que promoveu uma reunião nessa segunda-feira (24) para discutir as condições hidrológicas da bacia.

De acordo com o representante do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Marcelo Seluchi, a previsão é que o fenômeno El Niño aconteça apenas em janeiro, com pouca interferência na precipitação da bacia do São Francisco, devido ao período e à intensidade. “Caso se confirme o El Niño em janeiro, a previsão é de uma intensidade fraca a moderada. Além disso, como deve chegar somente em janeiro, já terá começado o período chuvoso na bacia, daí a pouca interferência”, explicou ele.

Vazão Sobradinho

Além disso, a partir de dezembro, a vazão do reservatório de Sobradinho (BA)  deve operar com 730m³/s. Durante a reunião, o superintendente de Operações e Eventos Críticos da ANA, Joaquim Gondim, adiantou que as condições do reservatório de Sobradinho, na Bahia, pelo fato de ter se mantido em 20% do volume útil, possibilita a implantação da nova resolução da agência federal, que estabelece novos patamares de vazão mínima. “Não é certeza, mas essa nova resolução poderá ser implantada a partir de dezembro”, sugeriu Gondim.

Participaram da reunião os diversos segmentos relacionados às questões do chamado rio da integração nacional, a exemplo de poder público e usuários. Os encontros são realizados quinzenalmente e a próxima videoconferência está marcada para o dia 8 de outubro.

Deixe uma resposta