Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Chuvas recuperam nível de barragens no Agreste e Sertão do estado

(Foto: ASCOM/ Compesa)

As chuvas do último mês ajudaram na melhoria do nível das barragens no interior de Pernambuco. Mananciais que estavam seco há anos, voltaram a subir de nível e hoje tem boa recuperação. É o caso da Barragem de Poço Fundo, em Santa Cruz do Capibaripe.

Em colapso total há cinco anos, atualmente o nível do reservatório é de 19,81%. Sob monitoramento da Companhia Pernambucano de Saneamento (Compesa), o sistema de abastecimento de Poço Fundo será reativado.

Em Pesqueira, a chuva melhorou o nível da Barragem de Santana, responsável pelo atendimento de 70% da população da cidade. Santana tem capacidade para acumular 1,2 milhão de metros cúbicos e atingiu 15% do seu nível, volume suficiente para abastecer o município.

Na cidade de Pedra, também no Agreste, a Barragem de Riacho do Pau que atende a cidade de Arcoverde alcançou 49,85% do seu nível. Já em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, o abastecimento estava sendo feito pela Adutora do Pajeú e o município voltará a ser abastecido pela Barragem Cachoeira II, hoje com 28% do seu nível.

A situação em Afogados da Ingazeira e Tabira também é positiva. O nível do reservatório da cidade subiu de 21,81% para 42,6%, nas últimas três semanas. Entretanto, o maior manancial para abastecimento humano de Pernambuco, a Barragem de Jucazinho, em Surubim, continua seca.

Deixe uma resposta