Clube Libercracia pede que título da Univasf para Lula seja cancelado

(Foto: Internet)

Após o Conselho Universitário (Conuni) da Univasf anunciar a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, o Clube Libercracia lançou um abaixo-assinado, nesse domingo (1º), pedindo  que a homenagem, que acontecerá em Petrolina, seja cancelada.

Com 2.070 assinaturas até a noite desse domingo, o clube disponibilizou um link para as pessoas participarem do movimento. A meta é alcançar 2.500 assinaturas. Os interessados podem acessar o site para assinar clicando aqui.

Confira a nota

Pelo cancelamento da titulação de Doutor Honoris Causa de Lula na Univasf

A expressão “Honoris Causa” vem do latim e significa “Por uma questão de honra”, uma condecoração acadêmica que por anos durante a história sempre foi concedida a pessoas de notório saber público e dever cívico. Podemos entender honra, em seus vários significados, como uma coisa virtuosa e de elevados valores morais e intelectuais. Entregar uma comenda como essa deve ser algo com notória representatividade da instituição que a concede, pois deve colocar de lado qualquer viés político-partidário.

Nada disso infelizmente foi levado em consideração, quando na última semana a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) decidiu por conceder o tal título ao ex-presidente Luiz Inácio Lula Da Silva. Um cidadão condenado a nove anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá. Além de ser réu em outros cinco processos da Operação Lava Jato e outras operações realizadas pela Polícia Federal (PF), em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF). Um político cuja conduta e os princípios vão diretamente em contradição a uma vida honrosa, virtuosa e de elevados valores morar e intelectuais.

Premiar tal indivíduo com uma titulação tão importante como o título de “Doutor Honoris Causa” é uma ação política, antiética e que não pode ser tolerada pelos acadêmicos de tão honrosa instituição.

A Univasf foi a construção de muitos sonhadores, muitos profissionais deram o sangue para que esta universidade se tornasse o que é hoje, e o trabalho de nenhum destes pode ser diminuído apenas a uma “ideia de lula”. A Univasf não é propriedade de ninguém, a não ser o povo!

Portanto repudiamos veemente tal atitude e contamos com o seu apoio nesta iniciativa. Assine esta petição pública pelo cancelamento de tal evento.

Clube Libercracia

Deixe um comentário