Clubes de leitura de Petrolina abrem edição 2019 com proposta solidária

(Foto: Ascom)

Os Clubes de Leitura Leia e Leia Mais, criados há 10 anos em Petrolina – PE pelo Plenus Colégio e Curso, abriram os trabalhos da edição 2019, na noite de terça-feira (26), apresentando uma vasta programação com destaque para a leitura solidária.

No evento, que contou com mais de 120 alunos, foram confirmadas ações exitosas já realizadas em anos anteriores, a exemplo do projeto ‘Fuscateca’, que distribui obras literárias nas comunidades do município, as feiras do livro, metas de leitura e os concursos de literatura. Mas deve também trazer novidades, como um projeto solidário de empréstimo de livros a alunos da rede municipal de educação, o lançamento de um livro feito pelos membros dos clubes, a publicação de uma coletânea em e-book, além das visitas de campo às unidades de ensino na sede e interior da cidade.

“Nossa proposta é que o livro e a coletânea sejam lançados na Bienal Internacional do Livro [que ocorrerá em Olinda dos dias 4 a 13 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco], onde nossos alunos sempre se destacam nos debates, convenções e sugestões de leituras junto aos demais visitantes. E estamos ainda com a ideia da criação de um blog, em que os estudantes farão uma resenha dos livros que estão lendo”, adiantou o professor e coordenador dos clubes, Genivaldo Nascimento.

De acordo com o professor Genivaldo, em 2018 os clubes Leia e Leia Mais beneficiaram, através do Fuscateca, mais de 1.200 crianças de escolas públicas, doando livros clássicos, de ficção científica, fábulas, fantasias e romances. Ações de solidariedade que devem ser ampliadas este ano. “Estamos sugerindo aos nossos alunos que, além de fazerem as doações, eles sejam solidários com as crianças das comunidades de Petrolina na troca de experiências, incentivo à leitura e indicação de outros títulos”.

Membro dos clubes de leitura, Ana Gabriela de Sena, da 1º série do Ensino Médio, começou no Leia (do Ensino Fundamental), há 5 anos, e agora é participante assídua do Clube Leia Mais. Fã do escritor Harlan Coben e de seu best-seller ‘Cilada’, a menina se diz ansiosa com as novidades dos projetos. “Eu amo muito a leitura. Poder imaginar como seria o desfecho de um história se ela se passasse na vida real é fantástico. É essa sensação que espero passar para os alunos que estarão sendo parceiros conosco nessa iniciativa”, comentou.

Ainda na abertura, os pequenos leitores ouviram professores, coordenadores e diretores contando suas experiências de leitura e quais obras mais os impactaram. O cantor e compositor, Nilton Freittas, ele fez um show em voz e violão, homenageando sua falecida esposa, Simone Ramos, uma das professoras fundadoras do Colégio Plenus. Durante o evento, a biblioteca da escola recebeu uma placa com o nome de Simone.

In memoriam

A professora Simone Ramos foi a criadora dos dois clubes de leitura, a iniciativa de incentivo à leitura mais longeva de Petrolina. Ela nasceu em 1963 no município de Juazeiro (BA), se formou em Letras pela Universidade Católica de Salvador e antes de segurar o diploma já lecionava na Fundação Carvalho, uma instituição de alunos superdotados do Recôncavo Baiano. Idealista também dos projetos Clube de Cinema e Zoom, a educadora faleceu em 8 de maio de 2015 vítima de um câncer. Agora, imortalizada também como nome da biblioteca, Simone é presença e exemplo vivo da cultura, através da leitura.

Deixe um comentário