Codevasf está desconfigurada, afirma Rodrigo Novaes

Ele avaliou que deputados federais estão enfraquecendo a Companhia (Foto: Blog Waldiney Passos)

Deputado estadual licenciado, Rodrigo Novaes (PSB) fez uma crítica ao atual momento da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Para o secretário de Turismo de Pernambuco, a Companhia hoje está desconfigurada e deixou de ter o foco na região, para atuar em regiões sem qualquer relação ao São Francisco.

“O papel da Codevasf deve ser maior, mais amplo. Mexeram tanto na Codevasf que hoje ela tem atuação no Distrito Federal, no Pará, em Goiás e  [em locais] que não têm nenhuma relação com o Vale do São Francisco. Além disso, desvincularam orçamento, fazendo com que a Codevasf não funcionasse sem emenda parlamentar. Ela passou a ser um instrumento de atuação política, para contemplar aliados“, afirmou ao programa Super Manhã com Waldiney Passos, nesta segunda-feira (7).

Durante a entrevista na Rádio Jornal Petrolina, Novaes citou que o papel da Codevasf deve ser o de fortalezar a agricultura local. “É de fortalecimento dos arranjos produtivos e não [que] a Codevasf que esteja restrita a poucos indivíduos. Na hora que ela vive do orçamento colocado pelos deputados, somente são contemplados os municípios deste deputados”, destacou.

Fortalecer o São Francisco e não outras regiões

Para Rodrigo Novaes, se os políticos desejam que a Codevasf atue em outras regiões, devem pensar na criação de uma Companhia específica. Mas sem deixar de utilizar a Codevasf onde deve ser: no São Francisco. “Isso é uma falta de respeito com a Codevasf. O trabalho de quem ama o São Francisco é de fortalecer [a Companhia]. De ampliar o número de municípios e estados não é o papel de quem ama. A Codevasf foi criada para superar os desafios no São Francisco“, reiterou.

O secretário também lembrou que esse trabalho de enfraquecimento da Codevasf não é de agora. A Companhia vem, a cada governo federal, sendo enfraquecida. “Não estou criticando o deputado federal estar colocando emenda. O que não pode é você diminuir o trabalho da Codevasf só a isso. A Codevasf deve ter um papel muito maior”, finalizou.

Deixe um comentário