Codevasf inicia entrega de lotes familiares do projeto Pontal, em Pernambuco

Agricultores de Pernambuco vão receber as primeiras unidades parcelares familiares do Projeto Público de Irrigação Pontal, um dos maiores empreendimentos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em implantação no município de Petrolina (PE).

Com uma área irrigada de 7,7 mil hectares e perspectiva de geração de mais de 22 mil empregos diretos e indiretos, a ocupação dos lotes deve impulsionar o desenvolvimento da região por meio da expansão da agricultura irrigada.

“O Governo Federal, por meio da Codevasf, investiu cerca de R$ 380 milhões para expandir a agricultura irrigada em Pernambuco. O resultado final desse investimento será a geração de 7,6 mil empregos diretos e mais de 15 mil empregos indiretos. Com isso vamos contribuir para a transformação social e econômica dessa região semiárida, como fizemos no Projeto Senador Nilo Coelho”, destacou o presidente da Codevasf, Marcelo Moreira.

Nessa etapa, a partir da próxima semana, 77 agricultores vão receber os lotes irrigáveis, localizados nos setores 15, 16 e 17, na área Sul do Projeto Pontal. Cada lote familiar possui 6 hectares, somando 462 hectares irrigáveis que entrarão em operação. Com a entrega desses lotes, o empreendimento permitirá a geração imediata de 1.390 empregos diretos e indiretos.

Para ocupar os lotes, os agricultores selecionados devem planejar a preparação das áreas com a execução de atividades preliminares, tais como supressão vegetal, instalação de cerca e demais instalações.

“Já estou com o contrato e a licença ambiental em mãos. No sábado (18), visitei o lote para planejar a supressão vegetal. Também estou fazendo o projeto da cultura que vou implantar. E hoje, 22 de abril de 2020, aniversário de um ano de minha segunda filha posso dizer: sonho realizado”, comemorou José Cavalcanti Ramos Júnior, um dos agricultores que venceram o processo licitatório executado pela Codevasf para ter acesso a uma das unidades parcelares familiares do Projeto Pontal. Ele é filho de agricultores de Petrolina, saiu da cidade para estudar engenharia agronômica e agora vai trabalhar com a fruticultura irrigada.

No total, a área Sul do Projeto Pontal, possui 299 lotes agrícolas familiares e 37 lotes empresariais. “O projeto Pontal é um sonho do sertanejo do Vale do São Francisco há cerca de 30 anos. No início de 2018, iniciamos o processo de licitação. Foram cerca de 6 mil inscritos. Hoje, esse sonho começa a ser realizado com o início da ocupação pelos primeiros 77 irrigantes dos 299 lotes de agricultores que foram vitoriosos nesse processo licitatório. Essa é mais uma área de crescimento para a região são franciscana”, afirmou o superintendente regional da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro.

Sobre o empreendimento

O Projeto Público de Irrigação Pontal é um empreendimento da Codevasf voltado ao aproveitamento de manchas de solos aptos à agricultura irrigada, no município de Petrolina, no extremo sudoeste de Pernambuco. Tendo como fonte hídrica o Rio São Francisco, o projeto abrange duas grandes áreas contíguas, denominadas, respectivamente, Norte e Sul, separadas fisicamente pelo riacho Pontal, afluente do rio São Francisco pela margem esquerda.

Deixe uma resposta