Colaboradores da UPAE participam de capacitação sobre ergonomia

O treinamento sobre ergonomia prossegue na unidade de saúde e no próximo mês a equipe da SESMT terá como foco a prevenção de acidentes com perfurocortantes/Foto:ASCOM

O treinamento sobre ergonomia prossegue na unidade de saúde e no próximo mês a equipe da SESMT terá como foco a prevenção de acidentes com perfurocortantes/Foto:ASCOM

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (SESMT/UPAE) realiza treinamentos e capacitações continuadas com os colaboradores da unidade de saúde. O trabalho tem como foco a saúde e segurança do trabalhador, e neste mês de maio a equipe está abordando o tema ergonomia.

Divididos em pequenos grupos, todos os setores são contemplados. “É uma prática nossa treinar e capacitar os funcionários. Fazemos por etapas e a periodicidade depende do tema e da necessidade. Agora em maio estamos selecionando grupos para falar sobre ergonomia e seus benefícios para saúde e bem estar”, explica o técnico em Segurança do Trabalho, Ítalo Castro.

A ergonomia é também conhecida como o estudo da relação entre o homem e o seu ambiente laboral. Oferece ao trabalhador o conforto adequado e os métodos de prevenção de acidentes e de patologias especificas para cada tipo de atividade executada. A má postura e as lesões por esforços repetitivos, ao logo do tempo, causam diversos males que prejudicam e comprometem a saúde do trabalhador, impossibilitando, muitas vezes, que esse indivíduo permaneça executando a mesma função, em decorrência, por exemplo, de uma deficiência motora.

As condições gerais de trabalho, considerando, a iluminação, o nível de ruídos e a temperatura, são os principais causadores dos problemas que afetam, diretamente, a saúde dos funcionários de uma empresa. Nesse caso, a ergonomia pode também contribuir muito para evitar que essas enfermidades ocorram, com objetivo de tornar cada vez mais eficiente os procedimentos de controle e de regulação das condições adequadas de trabalho.

A ouvidora da UPAE, Síngryd Lima, participou do treinamento esta semana e aprovou. “Achei bem interessante. Aprendemos mais sobre postura e exercícios que aliviam a tensão, entre outras informações. Depois de um treinamento como esse passamos a prestar mais atenção na forma como executamos atividades rotineiras de trabalho, buscando a forma correta para a nossa saúde. São ações positivas que geram bem estar e uma maior eficiência produtiva”, garante.

O treinamento sobre ergonomia prossegue na unidade de saúde e no próximo mês a equipe da SESMT terá como foco a prevenção de acidentes com perfurocortantes. “O resultado desse trabalho é muito positivo e nós temos um alto índice de segurança do trabalhador dentro da UPAE. Isso se reflete no bom atendimento e na qualidade do serviço oferecido ao paciente”, acredita o técnico de Segurança do Trabalho, Sergio Côrtes.

Com informações da Assessoria

Deixe uma resposta