Com boa expectativa de público, Semiárido Show apresentará novas tecnologias e busca valorizar a produção local

Evento acontecerá entre 19 e 22 de novembro

Na próxima terça-feira (19) Petrolina sedia mais uma edição do Semiárido Show. Realizado pela Embrapa Semiárido, o evento que é bianual, receberá visitantes de todo Nordeste e a expectativa da organização é a melhor possível.

Em sua oitava edição, o Semiárido Show traz como tema “Dinâmicas de Desenvolvimento Regional e Inovação”. O objetivo é apresentar novas tecnologias, discutir a exploração sustentável da caatinga e capacitar agricultores da região.

A programação é extensa e envolve minicursos, palestras, oficinas, seminários e dias de campo. Tudo é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia. “É um evento de extrema importância para a nossa região, a programação é totalmente aberta ao público e não precisa de inscrição prévia. A gente convida toda a comunidade, não só os agricultores e técnicos, porque é um evento muito rico em informação”, destaca o chefe-geral da Embrapa Semiárido, Pedro Gama.

Expectativa de público

Para o evento, realizado com apoio de diversas instituições como o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), a expectativa de público é de 15 mil pessoas de diferentes estados: Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Bahia e Piauí. “É importante para a agricultura dependente de chuva, como a nossa região e o público poderá participar desse intercâmbio de informações”, afirma Gama.

Programação

Dentro da programação a Embrapa apresentará novas tecnologias desenvolvidas pelos pesquisadores, tudo para facilitar a vida do homem e mulher do campo. “Vamos apresentar as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa, vamos lançar um aplicativo que é um dispositivo para monitoramento das sementes e outro para controle da praga do maracujá”, explica o chefe-geral.

Quem for ao evento ainda encontrará a Vila da Economia Solidária, reservado a cooperativas. Já o Espaço Sabores do Sertão busca valorizar a gastronomia local e haverá ainda, espaço para comercialização de animais caprinos, ovinos e bovinos em um leilão.

São quase 10 anos e a prova de que o Semiárido Show está consolidado é a presença de entidades internacionais, como Fida/IICA/Programa Semear Internacional, além de organizações não governamentais, a exemplo do Irpaa e da ASA.

Deixe um comentário