Com ouro e bronze, estudantes de Petrolina vencem Olimpíadas Brasileira Matemática

alunos de Petrolina se destacam na OBMEP

Os estudantes Júlio César Coelho Amorim e Jullyo César Ferreira da Silva acabam de trazer mais uma medalha de ouro e outra de bronze, da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), para Petrolina. Os dois concorreram com cerca de 20 milhões estudantes pelo país.

Os alunos saíram vencedores da competição nacional, depois de participarem da primeira fase da OBMEP, no qual foram classificados 6.958 competidores regionais. Além dos medalhistas, a Rede Municipal de Educação de Petrolina ainda teve 26 estudantes com menção honrosa, duas escolas e três professores premiados.

Júlio César Coelho, que estuda na Escola Municipal João Rodrigues de Macedo, no distrito de Cristália, foi medalhista de ouro na categoria do 6º e 7º ano e carrega na mente o caminha da vitória. “Estudei muito. Aqui [na escola], os professores buscam extrair tudo que podem dos alunos e, em casa, tinha minha mãe para me incentivar”, ressalta.

Jullyo César Ferreira, 13, aluno da Escola Municipal Moisés Barreto dos Santos, da Agrovila Massangano, ganhou o bronze na mesma categoria do colega. Ano passado foi o vencedor da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa. “Eu me dedico a todas as matérias. Começo na escola; vou para casa e lá olho o assunto de novo e faço pesquisas”, diz o garoto.

O jovem tem vários fãs, mas uma se destaca entre as demais. “Muitas vezes nós dormíamos à meia noite, mas ele tinha que estudar tudo que a professora tinha passado de lição de casa. Se eu não soubesse o assunto, buscava aprender, só para ajudar”, contou a mãe de Jullyo, Silvânia Rosa Ferreira, antes de ter a frase complementada pela do filho: “Ela faz até perguntas para ver se estou aprendendo”, disse o aluno.

Quando a informação chegou às escolas dos meninos, os gestores foram os primeiros a saber. “Fiquei muito feliz quando a secretaria [de Educação] me informou da vitória, que é nacional, ainda mais porque tivemos outros alunos e professores com menções honrosas”, lembra a diretora da escola João Rodrigues de Macedo, Geraldina Oliveira.

A vitória dos dois alunos e dos professores mais a menção honrosa dos 26 estudantes foram comemoradas pelo Secretário de Educação, Cel. Heitor Leite, que recebeu a notificação da OBMEP. “Essa é mais uma conquista dos nossos alunos e mostra a evolução permanente que a educação de Petrolina teve nos últimos anos. Quando o prefeito Julio Lossio e sua equipe colocaram como prioridade a educação, não estávamos brincando”, conclui.

Deixe uma resposta