Começa hoje em Juazeiro campanha para atualizar caderneta de vacinação

(Foto: Ilustração)

Começa nesta segunda-feira, 19, a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação. O alvo é a população menor de cinco anos. Diferente dos anos anteriores, a campanha também beneficia crianças de nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos, público que tem mais resistência de ir aos postos de saúde, apesar de existirem vacinas que devem ser aplicadas nessa faixa etária.

O Dia D de mobilização nacional está marcado para o próximo sábado (24), quando os postos estarão abertos para atender aos que tiverem dificuldades de comparecer em horário comercial. A campanha segue até dia 30 de setembro.

De acordo com o Ministério da Saúde, foram enviadas a todas as unidades da Federação 26,8 milhões de doses – incluindo 7,6 milhões para a vacinação de rotina de setembro e 19,2 milhões de doses extras para a campanha.

O Diretor de Vigilância e Promoção a Saúde, Klynger Farias destacou a importância dos pais levarem seus filhos para atualizarem a caderneta de vacinação. “Precisamos que os pais fiquem atentos ao nosso calendário e vacinem seus filhos. São mais de 10 imunizações ofertadas na campanha. Vamos deixar nossas crianças e adolescentes imunizadas”, disse.

Vacinas

Para menores de 5 anos: BCG, pentavalente, VIP e VOP (poliomielite), rotavírus humano, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral, tetra viral e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

Para crianças de 9 anos e adolescentes de 10 a 15 anos: tríplice viral, DT (difteria e tétano), e HPV.

 

Deixe uma resposta