Comidas típicas, forró e quadrilha marcaram o arraiá dos pacientes do TFD

Na última sexta-feira (24), os pacientes que fazem Tratamento Fora do Domicílio (TFD) no Recife, foram surpreendidos por um arraiá junino. A equipe que faz parte do TFD preparou com carinho, uma noite especial para aqueles pacientes que não conseguiram vim passar o São João em casa.

Com muita música, quadrilha improvisada e comidas típicas, cerca de 35 pessoas participaram desse momento, entre pacientes e acompanhantes. “Nós sabemos que faz parte da nossa cultura comemorar essa data junina com a família e muitos deles não puderam vir passar o São João em casa, por conta dos tratamentos. O nosso intuito foi trazer um momento de descontração, afim de amenizar a saudades dos pacientes dos seus familiares, além de que, a prática de momentos como esse, a onde eles dançam e se divertem, contribuem positivamente no tratamento”, destaca a coordenadora do TFD, Wanicleidy Passos.

TFD

O serviço é definido pela Portaria Federal nº 55 do Ministério da Saúde, como forma de proporcionar auxílio aos pacientes da rede pública, por meio da assistência em outros municípios ou estados depois de esgotadas as formas de tratamento na cidade de origem. Inclusive, é um instrumento legal que visa garantir, via SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem para uma assistência de maior complexidade. A casa de apoio fica localizada na rua Marques de Amorim, no Bairro Boa vista em Recife.

Cerca de 900 pessoas entre pacientes e acompanhantes viajam mensalmente pelo TFD.

Deixe um comentário