Comitê afirma que Nordeste pode ter 2ª onda da covid-19 nos próximos meses

A possibilidade de uma segunda onda da pandemia da covid-19 preocupa os países da Europa e os Estados Unidos. E também já liga o alerta na região Nordeste do Brasil. O Comitê Científico do Consórcio Nordeste fez um alerta: é possível que o vírus volte com força na região nos próximos meses.

“Há um risco real de que nos próximos meses tenhamos um fluxo de portadores do Sars-CoV-2, até de cepas diferentes das que aqui prevalecem”, disse o neurocientista Miguel Nicolelis, um dos coordenadores do comitê. Três fatores podem impulsionar a segunda onda.

São eles o relaxamento nos cuidados, campanhas eleitorais e vinda de turistas europeus para o verão nas praias nordestinas. A fim de evitar a disseminação do vírus, o Comitê sugere uma série de ações preventivas já conhecidas: aferição de temperatura e testagem dos visitantes.

Para o Comitê Científico, o Nordeste já passou pela pico da doença. A conclusão foi obtida através de dados coletados ao longo da pandemia. Contudo, a população relaxou de vez. Prova disso são as aglomerações nas campanhas eleitorais. (Com informações da Folha de Pernambuco).

Deixe um comentário