Compesa contesta dados da prefeitura de Petrolina e ressalta execução de 48% do esgotamento sanitário do município

(Foto: Ascom)

Após divulgação de dados da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Petrolina (Armup), sobre a as condições do saneamento básico da cidade, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) emitiu uma nota contestando os índices apresentados pela prefeitura.

LEIA TAMBÉM

Seleção de empresa que deve substituir Compesa avança em Petrolina

De acordo com a Armup, “apesar de ser a detentora da concessão, apenas 3% da rede coletora de esgotos de Petrolina foi executada diretamente pela Companhia até hoje”.

Em nota, a Companhia afirma ter executado 48% do esgotamento sanitário do município. “Esclarecemos que, nos últimos dez anos, o Governo do Estado investiu no município R$ 200 milhões em obras de água e esgoto, que contribuíram na melhoria da qualidade de vida e da saúde dos petrolinenses. A Compesa executou, entre os anos de 2009 e 2019, 215 quilômetros de implantação/substituição de rede coletora de esgoto, o que corresponde a 48% do esgotamento sanitário implantado no município, elevando o índice de cobertura para 80%”, diz um trecho da nota.

Ainda de acordo com a gestão municipal, o município tem feito serviços da rede coletora, como é o caso do bairro Dom Avelar. “A prefeitura já executou mais de 77% dos serviços relacionados à rede da cidade e agora, mais uma vez, precisou intervir e está atuando fortemente na recuperação de mais de 110 km de rede coletora da bacia do bairro Dom Avelar.”

Sobre o Dom Avelar, a Compesa informou que está em processo de licitação para contratação de empresa para executar obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário nos bairros Dom Avelar e Antônio Cassimiro. A ação visa completar a universalização da cobertura de esgoto na cidade. Segundo a Companhia, o investimento será de R$ 38 milhões, assegurados pela Caixa Econômica Federal.

“Além disso, é importante esclarecer que a Compesa teve que refazer serviços de saneamento mal executados pela Prefeitura em alguns bairros da cidade. No São Gonçalo, por exemplo, a obra foi refeita e a Companhia já está operando o sistema. No João de Deus, os problemas de obstrução na rede coletora de esgoto são constantes e exigem uma ação frequente da Compesa, uma vez que a tubulação implantada foi de má qualidade. Nos bairros Jatobá e Fernando Idalino, a Compesa está com obras para corrigir a tubulação instalada e no Henrique Leite, a Compesa também precisará refazer os serviços que foram executados”, concluiu a Compesa.

Deixe um comentário