Comunidades carentes de Petrolina receberão incentivos de Clubes de Leitura

Clube da leitura

Os Clubes de Leitura Leia e Leia Mais, criados há sete anos em Petrolina por uma escola privada, vão arrecadar e distribuir livros entre comunidades carentes do município no próximo mês de abril. A campanha foi lançada na noite da quinta-feira (17), durante o primeiro encontro anual, que reuniu alunos, familiares e professores na Biblioteca do educandário.

De acordo com o coordenador do projeto e professor Genivaldo Nascimento, o passo seguinte será o empréstimo às comunidades. “Chegaremos às periferias do município com a “Fuscateca”, um velho fusquinha caracterizado com as cores do projeto, que vai funcionar como uma biblioteca volante. Após o empréstimo das obras, voltaremos um mês depois para discutirmos com os leitores as impressões e lições advindas da leitura”, adiantou Nascimento.

Durante a primeira reunião do Leia Mais, os sócios dos clubes também aproveitaram o bate-papo para falar sobre os livros que marcaram suas vidas.

Em nome da turma, o aluno Vinicius Ribeiro proferiu o juramento e com as mãos estendidas, todos se comprometeram “a fazer deste ano um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde”, conforme disse um dia o escritor francês André Maurois.

Ao final do encontro, os sócios puderam escolher, em três mesas repletas de livros, as próximas leituras. A proposta é realizar na reunião do mês que vem uma “Roda de Leitura” seguida de uma “Troca de Livros”, duas das atividades dos Clubes mais apreciadas pelos sócios.

Deixe uma resposta