CPI dos Cartões de Crédito discute juros cobrados aos consumidores

(Foto: Ascom)

O Senado Federal sediou uma discussão sobre os juros dos cartões de crédito, através da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), realizada na quarta-feira (9). Senadores, especialistas, representantes de instituições e a população civil participaram da discussão.

O relator da CPI, o senador Fernando Bezerra Coelho questionou qual o motivo de a cobrança dos juros ser tão elevada e cobrou soluções para que a população não seja tão lesada. “Não é possível o país continuar convivendo com juros abusivos e extorsivos”, afirmou o vice-líder do governo no Senado. “É verdade que, conforme salientou a participante, taxas para determinada fração de produtos bancários estão mesmo mais altas que os juros cobrados por agiotas, que é crime”, disse o senador.

Especialistas econômicos afirmaram durante a CPI que é necessário enfrentar a chamada verticalização bancária e aumentar a concorrência no sistema financeiro brasileiro, para assim chegar a uma redução dos juros. A abertura do mercado a empresas do ramo de tecnologia, a ampliação das modalidades de concessão de crédito e de pagamento (via boleto registrado) foram soluções defendidas pelas entidades representantes da população.

Deixe um comentário