Crianças da rede municipal passam por atendimento oftalmológico em Juazeiro

 

oftamologia

O atendimento médico aos alunos da rede municipal faz parte do Programa Saúde na Escola

Mais de 55 crianças em idade escolar passaram nesta quarta-feira (02), por atendimento oftalmológico durante a Caravana da Saúde, programa realizado em Juazeiro, Norte da Bahia. A vigésima primeira edição da Caravana ocorreu na Unidade de Saúde do CAIC, no bairro Malhada da Areia.

O atendimento médico aos alunos da rede municipal faz parte do Programa Saúde na Escola e tem a parceria da Univasf – Universidade do Vale do São Francisco. Após passarem pela consulta com o oftalmo, as crianças foram beneficiadas com óculos de grau e tiveram a opção de escolherem o tamanho e formato da armação.

O Programa Saúde na Escola visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos, contribuindo com o desenvolvimento escolar na sala de aula, além de reduzir a fila de espera por consultas especializadas na rede pública de saúde municipal. “Essa parceria com a prefeitura é importante na correção dos problemas de visão da atenção primária que a Caravana está atendendo. O modelo, cor e armação dos óculos, são escolhidos pelos próprios beneficiados”, explicou Ricardo Santana, Gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário/Univasf. A entrega dos óculos aos estudantes será de forma contínua nas Caravanas.

Os dois filhos da dona de casa, Maria Francineide, de 34 anos, estudantes da Escola CAIC, foram examinados pelo oftalmologista. “Graças a Caravana da Saúde meus filhos vão começar a usar óculos. Eles se queixavam de dores de cabeça, dificuldade para ler, e agora com os óculos vai melhorar muito aprendizado deles”, relatou a mãe.

Durante essa edição da Caravana, a equipe de profissionais da Univasf realizaram também uma capacitação de Saúde bucal, de oftalmologia e Educação Preventiva para professores e mediadores da escola. “Com esses esclarecimentos poderemos orientar ainda mais nossos alunos na higiene bucal e medidas preventivas contra as doenças”, informou a coordenadora da escola, Lenir Barrreto.

A parceria com a universidade será reforçada na próxima edição com os consultórios itinerantes nas áreas de oftalmologia e odontologia. “Agradecemos mais uma vez a parceria da Univasf que entende que o desenvolvimento de um município só é possível quando todos estão envolvidos e engajados pelo bem comum. O atendimento a essas crianças reforça que educação e saúde devem sempre caminhar juntas. A Caravana já ultrapassa os 10 mil atendimentos e isso só nos motiva a continuar trabalhando para melhorar ainda mais a nossa rede de Atenção Básica”, externou o prefeito Isaac Carvalho.

No próximo dia 8 de junho a Caravana estará na sede do distrito de Pinhões e o atendimento a comunidade já contará com os consultórios itinerantes. Neste mês de junho, os serviços de saúde do programa atenderão ainda as comunidades do projeto NH4, distrito de Itamotinga, Jatobá/Maniçoba e os bairros Alto do Alencar e Castelo Branco. O horário de atendimento sempre das 8h às 14h.

Com informações de Ascom

Deixe uma resposta