Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Culturas da manga, banana e coco são temas de seminários em Juazeiro

(Foto: ASCOM)

Estudantes, produtores rurais e especialistas do setor de fruticultura estão conferindo técnicas de produção, inovações e expansão de mercado nas culturas de manga, banana e coco durante os seminários realizados até esta sexta-feira, 4 de maio, no Centro de Excelência em Fruticultura do Senar, no Distrito Industrial de Juazeiro.

O primeiro evento abordou os Desafios na Produção, Mercado e a Expansão do Cultivo de Manga no Vale do São Francisco. O palestrante Paulo Dantas, da Agrodan, explanou sobre a Evolução de Áreas de Plantio e os Desafios de Mercado. Também foram discutidos temas relacionados à mosca das frutas – Manejo adequado e controle efetivo e Fatores Bioquímicos que afetam a produtividade no Cultivo da Manga.

Na quinta (3) o seminário Mercado, Tecnologia e a Expansão do Cultivo da Banana no Vale do São Francisco apresentou o potencial para a exportação da banana prata; além disso, o palestrante Rafael Bin, agente de comercialização da Cooperativa Agropecuária do Vale do Salitre discorreu sobre a organização, Produção e Comercialização de Banana no Vale do São Francisco.

Na sexta-feira (4), é a vez do seminário Atualização Tecnológica e Comercialização da Cultura do Coco no Vale do São Francisco. Até o final do dia serão debatidos temas como o cultivo sustentável para a cultura do coco no Vale do São Francisco; controle de pragas; benefícios com a utilização de calda orgânica na cultura do coco e ainda será apresentada a experiência da integração produtiva agroindústria PEPSICO AMACOCO, com viés em sustentabilidade de negócios e incentivo à competitividade na cultura do coco.

O produtor rural Joedson Galdino, que também é estudante do curso de fruticultura do Senar em Juazeiro, participou de todos os seminários. Galdino já é formado em administração e quer aliar o conhecimento de gestão aos negócios do campo. “Hoje já produzo manga e acerola na minha área, mas quero ampliar e diversificar minha atuaçao, por isso vir buscar conhecimento em outras culturas para em preparar para abastecer o mercado interno”, disse o produtor.

O Sebrae é parceiro na realização dos seminários de manga, banana e coco, promovidos pelo Centro de Excelência em Fruticultura do Senar, que conta também com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais, Embrapa Semiárido, CODEVASF, UNIVASF, UNEB, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, PepsiCo, MOSCAMED e Prefeitura de Juazeiro.

Crescer no campo

A realização dos seminários marca o início das ações do Projeto Crescer no Campo em Juazeiro, iniciativa desenvolvida pelo Sebrae regional, em parceria com o Sebrae estadual e nacional. O projeto vai ser executado em dois anos e vai atender 90 produtores rurais das culturas de banana, coco e manga.

“Nosso objetivo é promover orientação técnica, inovação, tecnologia e estimulo à acesso a novos mercados e assim, contribuir para o desenvolvimento da fruticultura na região do Vale do São Francisco. Para isso, iremos contar com a parceria efetiva de instituições do setor e com os produtores”, explicou o gestor do projeto de fruticultura do Sebrae, Carlos Robério Araújo.

Deixe uma resposta