Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

De estudante a magistrado: egresso da Facape é aprovado em concurso para Juiz

(Foto: ASCOM)

Se existisse fórmula para realizar um sonho, dedicação e sacrifícios estariam presentes na equação que levaria ao sucesso. Para Daniel Saulo, ex-aluno do curso de Direito Facape, é preciso ainda acrescentar na conta uma bagagem de conhecimento teórico, multiplicando com as experiências adquiridas na prática. E foi após uma trajetória de estudos e força de vontade que Daniel conseguiu alcançar sua principal meta: ser aprovado em concurso público para o cargo de juiz.

Egresso da primeira turma de Direito da Facape, Daniel concluiu os estudos em 2009 e desde essa época já havia conquistado uma vaga no Tribunal de Justiça de Pernambuco como técnico. Ele conta que os estudos na faculdade e a prática do seu local de trabalho foram fundamentais para seu crescimento profissional. “A gente sempre teve professores muito bons na Facape, a maioria atuava na área, e isso facilitava muito nas explicações. As atividades curriculares e extra curriculares também foram importantes nesse processo”, comenta.

Além de técnico do judiciário e futuro juiz de Direito do estado do Piauí, Daniel também dedica parte de seu tempo como professor em um cursinho preparatório para concursos, em Petrolina. “Assim como eu recebi conhecimento, também quero sempre poder compartilhar o que aprendi na faculdade e no mercado de trabalho. Apesar de ser uma tarefa árdua, é gratificante. Gosto de contribuir com minhas experiências, pois acredito que a prática é fundamental para o aprendizado”, destaca Daniel.

Mas este cenário entre salas de aula e tribunais nem sempre foram uma certeza para Daniel. Seu cotidiano e a proximidade com a área ajudaram na decisão pela magistratura e pela carreira acadêmica. “A maioria dos estudantes não sabe por qual caminho seguir dentro da sua graduação. O fato é que todas as profissões são boas, desde que você goste do que você faz. Todas exigem sacrifício e você deve optar pela área que tem mais afinidade”.

Daniel acredita ainda que é possível unir a realização pessoal com o sucesso profissional. Como juiz, ele pretende ajudar a população mais carente, modificando para melhor a vida dessas pessoas. “Mesmo com os desafios, se você faz o que ama você consegue fazer as coisas com mais tranquilidade e vai estar de bem com a vida e com você mesmo”, comenta.

Ensino

Uma das metas da Facape é fomentar teoria e prática nos cursos de graduação e pós-graduação, tanto na grade curricular como nas atividades extra curriculares. A Facape acredita que estimular novas práticas de ensino colabora efetivamente para o processo de aprendizado de estudantes e professores, fortalecendo a formação de profissionais e cidadãos.

5 Comentários

  • WILHAME TADEU RAMOS

    23 de agosto de 2017 at 08:24

    PARABÉNS DANIEL! SEMPRE VI A SUA DEDICAÇÃO E COMPETÊNCIA COMO SERVIDOR DO TJPE, OCUPANDO O CARGO DE CONCILIADOR NO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL, ONDE TIVE O PRAZER DE TRABALHAR DE 1998 À MEADOS 2008.
    SEI QUE VOCÊ SABERÁ DISTRIBUIR JUSTIÇA.
    UM ABRAÇO FRATERNO.

    Responder
  • Daniel Saulo Ramos Dultra

    23 de agosto de 2017 at 20:35

    Obrigado Dr Wilhame. Na trajetória tudo conta, e mais ainda quando se atua com operadores do direito com experiência e competência como foi o caso do senhor, mesmo por curto espaço de tempo. Que Deus nos ilumine sempre nos desafios e missões que a vida nos dá, pois não existirmos somente por nós mesmos, mas tbm pelo bem e para ajudar o próximo.

    Responder
  • Diego Alves

    24 de agosto de 2017 at 10:52

    Parabéns Parceiro.
    Você merece muito essa vitória, por todo seu esforço e por ser boa gente.
    Sempre mostrando competência e dedicação desde os tempos de Juizado até os tempos atuais na Vara criminal.
    Que Deus te ilumine nessa nova missão.
    Ganhamos um grande magistrado, apesar que perdemos um parceiro de resenha de Juizado e Vara Criminal hehehe.
    Grande abraço amigo

    Responder
    • Daniel Saulo Ramos Dultra

      24 de agosto de 2017 at 14:24

      Obrigado Diego, muito bom os momentos vivenciados com vc na labuta, tornando o dia a dia mais agradável com as boas conversas e resenhas. Abraço irmão!

      Responder

Deixe uma resposta