Defesa Civil de Petrolina orienta população como agir em período de chuva

E o novo ano de 2016 veio trazendo chuva para o sertão pernambucano, assim como também para boa parte do Brasil. O povo sertanejo comemora a chegada da esperada chuva no Vale do São Francisco, e a Defesa Civil do Município alerta com orientações para esse período chuvoso.

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa e Meteorologia da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), o período de chuvas continuará pelos próximos dias na Região do Vale.

As instruções da Defesa Civil são para que, durante as chuvas, caso o nível de água esteja subindo, vá com sua família para um lugar seguro; Não deixe crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou ser contaminadas, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose. Uma ação também muito importante é não deixar água acumulada, evitando assim a proliferação do mosquito da dengue.

E após as chuvas é importante não usar equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito; Cuidado com a água que for beber. Veja se não foi contaminado pela inundação, o que traz sérios riscos à saúde; Cuidado também com os alimentos: os atingidos pela água estão contaminados; Em caso de febre, vômitos, diarreias, dores de cabeça ou no corpo ou de qualquer outro sintoma de doenças, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima.

A prefeitura disponibiliza o telefone da Defesa Civil, (87) 3862 9164, para as famílias que precisarem de auxílio durante esse período. (ascom)

Deixe uma resposta