Denúncia: bebê nasce no chão da maternidade de Juazeiro

Local não tinha cadeiras de rodas para acomodar a gestante, segundo denúncia.

Na tarde dessa sexta-feira (28), por volta das 13h27, uma mulher deu à luz no chão do Hospital Materno Infantil de Juazeiro (BA). Segundo informações de uma acompanhante que estava na unidade, ela chegou em trabalho de parto e foi informada de que não havia cadeiras de rodas para acomodá-la.

Mesmo sentindo muitas dores e pedindo ajuda, deixaram ela sentada nas cadeiras da recepção, aguardando atendimento. Não veio ninguém. Quando ela não aguentou mais, pediu que a irmã a deitasse no chão e teve o bebê ali mesmo”, disse a acompanhante.

A gestante só recebeu assistência de profissionais após o nascimento da criança, de acordo com o relato da acompanhante. “Quando a irmã da gestante percebeu que o bebê dela já estava nascendo, saiu correndo para pedir ajuda. Nós que estávamos presenciando a situação é que socorremos ela. Só depois que ela já tinha dado à luz, o médico apareceu”, disse.

Em nota encaminhado ao Preto no Branco, a Secretaria de Saúde de Juazeiro afirmou que a médica e diretora da unidade prestou assistência a mãe e ao filho. “No local, a médica e diretora da unidade conduziu a assistência a mãe e filho, sendo encaminhados para sala de procedimentos e incubadora”.

A SESAU informa ainda que a unidade dispõe de equipamentos técnicos e profissionais para assistência a partos de baixo e médio risco. Com isso informa que a criança já foi inserida na regulação para que possa prosseguir com atendimento em UTI neonatal para ganho de peso, amadurecimento dos órgãos e tenha mais chances de sobrevivência”, diz a nota.

Deixe um comentário