Denúncia: pacientes da UPA Petrolina estão sendo liberados com Controle de Alta em branco

Paciente teve problemas por conta de uma suposta negligência na UPA

Imagine o cenário: você tem um problema de saúde, busca atendimento médico em uma unidade e recebe alta sem qualquer anotação ou observação da equipe no documento de liberação. Essa prática está virando uma constante na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Petrolina, gerida pelo IMIP.

Alta em branco emitida na UPA

O fato chegou ao conhecimento da nossa equipe após denúncias feitas por pacientes e familiares. Tal forma de agir tem prejudicado o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), isso porque, por conta do atendimento ruim na UPA, os pacientes têm se dirigido aos postinhos a procura de ajuda profissional.

“O papel é uma folha de ofício com a logo da UPA, o lugar para colocar nome do paciente, hora de entrada e saída. Eles não dão nenhuma informação e atrapalha o atendimento na atenção básica. E a pessoa humilde vai chegar para o médico dizer o quê? Que esteve na UPA”, relata uma das denunciantes.

O caso relatado nessa matéria diz respeito a um paciente inicialmente atendido na UPA, com quadro indicativo de problemas urinários no início do mês. Da UPA ele foi a UBS, mas por conta da necessidade de realizar exames a equipe da UBS reencaminhou o paciente para a UPA e novamente a UPA nada fez.

Relato de negligência

Depois de idas e vindas os médicos da UBS conseguiram, após muita insistência, realizar alguns exames. Foi então que a situação se agravou: o paciente em questão tem cistos nos rins e necessitava urgentemente de diálise. “A Atenção Básica é de baixa complexidade e na UPA é o local correto pra fazer. Ele estava indo duas vezes ao dia na UBS. Na sexta passada ele voltou com estado grave e com insuficiência renal aguda grave. Se ele não realizasse a diálise ele ia morrer. Ele foi negligenciado”, relata a denunciante. Em resumo: o paciente sobreviveu, apesar dos inúmeros problemas acarretados pelo atendimento inicial da UPA.

UPA se manifesta

Procurada pela nossa equipe a UPA 24h de Petrolina se manifestou através de nota. Confira: “A Unidade de Pronto Atendimento de Petrolina (UPA 24h) esclarece que o papel apresentado pelo paciente não é um resumo de alta, servindo única e exclusivamente para controle interno e liberação na portaria. Não tendo, portanto, como ter prejudicado o atendimento/tratamento posterior do paciente”.

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