Denúncia: pelo menos dez gatos foram mortos neste domingo no bairro São Gonçalo, em Petrolina

Um fato triste surpreendeu moradores da rua 36 do bairro São Gonçalo, em Petrolina (PE). Segundo informações, pelo menos 10 gatos foram mortos na noite deste domingo (15). Não se sabe ao certo a causa das mortes, mas há suspeita de que os mesmos tenham sido envenenados, já que estavam espumando pela boca.

Matar gato, cachorro, ou qualquer outro animal, é crime. Não importa se o animal é doméstico, domesticado, silvestre, nativo ou exótico. O que trata disso é o artigo 32 da Lei dos Crimes Ambientais, de 1998. A lei prevê prisão de três meses a um ano, além de multa, para quem “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar” qualquer tipo de animal. Se houver a morte do bichinho, a pena aumenta em até um terço.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Petrolina, informa que o procedimento nestes caso, como o do bairro São Gonçalo, é fazer um boletim de ocorrência na polícia, ou uma denúncia junto ao Ministério Público. Só eles tem poder para investigar, já que envenenamento é algo criminoso, e o CCZ não tem atribuição para cuidar de casos como esse.

Um Comentário

Deixe uma resposta