Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Departamento de ciência Humanas da UNEB, em Juazeiro, conta com o apoio da comunidade para implantar horta educativa 

(Foto: Divulgação/ NAC Uneb)

A horta educativa do Departamento de Ciências Humanas (DCH) III, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus de Juazeiro, recebeu um grande reforço. O professor Rubens Carvalho, do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da mesma universidade, está discutindo todas as etapas de elaboração da horta com os estudantes da disciplina Agroecologia, ministrada no oitavo semestre do curso de Agronomia.

A turma será organizada em equipes, para orientar servidores e estudantes do DCH III nas seguintes etapas: mecanização; compostagem e plantio de mudas, de acordo com a apresentação realizada na segunda-feira (24), no auditório multimídia do DCH. Para os estudantes de Pedagogia e Comunicação a atividade vale como Atividades Complementares de Curso (ACC).

Na próxima segunda-feira, 01 de outubro, os dois departamentos se reunirão para a primeira ação: o início da fase de compostagem. Para isso, solicitam que a comunidade faça a separação do lixo orgânico (restos de frutas e verduras cruas) e traga para o Departamento de Ciências Humanas. Na semana seguinte será iniciada a etapa de plantio das mudas de hortaliças, como coentro, salsa, alface, rúcula, cenoura, dentre outras. Também esperam conseguir produzir plantas medicinais.

Esta ação é realizada através da direção e da comissão de meio-ambiente que vem construindo, desde 2014, ações voltadas para preservação dos espaços de interação entre pessoas e natureza. Reflorestamento, cobertura de áreas degradadas do departamento, aproveitamento de água, coleta seletiva de lixo e convenio com cooperativa local, seminários, ações culturais são algumas das ações já desenvolvidas.

Deixe uma resposta