Dependência química requer apoio profissional para ser superada

Cerca de 35 milhões de brasileiros sofrem transtornos provocados pelo uso de drogas. É o que aponta uma pesquisa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), realizado em 2019. Ainda segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 6% da população total do país possui alguma dependência química.

As drogas mais consumidas pelos brasileiros são o álcool e o tabaco. Maconha, cocaína e derivados vêm em seguida. O país consome 18% da oferta mundial anual da droga, com 2,8 milhões de brasileiros, ou 1,4% da população, fazendo uso de um total de 92.000 quilos em 2010, segundo estimativas fornecidas pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.

Apesar dos números preocupantes, é possível superar a dependência. O primeiro passo é buscar ajuda profissional, com ajuda de médicos, psicólogos e terapeutas. Em Petrolina a um ponto de apoio na Clínica Hospitalar Elo, situada na Clínica Vida Serena, na Rodovia Centro Pedrinhas – Condomínio Recanto das Águas, Chácara Vida serena, 620.

“A atuação interdisciplinar promove um diálogo entre os campos de saber, garantindo aos pacientes um cuidado integral e que não reduz o sujeito a um único aspecto de sua vida, o compreendendo em sua totalidade nos aspectos biopsicosocioespirituais”, destaca a psicóloga Elisangela Santos.

Deixe um comentário