Depois de cinco meses de suspensão, visitas presenciais são retomadas nos presídios de Pernambuco

Este final de semana foi o primeiro em que as pessoas privadas de liberdade do sistema prisional de Pernambuco puderam receber visitas dos seus familiares, depois de cinco meses de suspensão devido à pandemia do novo novo coronavírus (covid-19). Foram 6.406 visitas nos presídios e penitenciárias do estado, sendo 2.431 no sábado (8) e 3.975, no domingo (9), segundo informou a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres).

Atualmente, há 31.738 detentos em Pernambuco. Já foram confirmados 1.383 casos de covid-19 no sistema prisional, dos quais 1.293 já estão recuperados e de volta ao convívio coletivo. Oito faleceram em decorrência da doença.

Das 23 unidades prisionais do estado, as mais visitadas foram o Presídio de Igarassu (PIG) e o Centro de Observação e Triagem Criminológica Everardo Luna (Cotel), na Região Metropolitana do Recife (RMR), e a Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru, Agreste de Pernambuco. As três registraram ao todo 2.590 visitas.

As gerências prisionais seguiram as recomendações da portaria nº 53 da SJDH, publicada no dia 6 de agosto deste ano, que inclui medição da temperatura dos visitantes na entrada, que também precisaram fazer a higienização das mãos, calçados e bolsas. Os familiares devem usar máscaras faciais durante todo o período da visita e manter o distanciamento mínimo de 1,5 m dos detentos.

Segundo balanço divulgado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco (SJDH), a retomada gradual das visitas ocorreu normalmente e com poucos incidentes.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, elogiou o trabalho realizado pelos gestores e policiais penais na organização das unidades para voltar a receber os familiares dos detentos. “O engajamento de cada um foi fundamental para que tudo tenha ocorrido com tranquilidade”, afirmou o secretário.

Pedro Eurico chamou a responsabilidade dos familiares em contribuírem para a proteção dos detentos durante as visitas. “Seguir as recomendações é primordial para que possamos continuar resguardando a saúde dos PPLs (pessoas privadas de liberdade) e dos servidores que atuam no sistema prisional”, disse. Ele deixou claro que o retorno das visitas presenciais será reavaliado de forma periódica, considerando a situação da covid-19 em Pernambuco.

As visitas de advogados aos custodiados também serão retomadas e vão ocorrer nas segundas, quartas e sextas-feiras, com duração máxima de 40 minutos. Os advogados devem seguir as mesmas regras sanitárias dos familiares visitantes. Já os presos diagnosticados ou com suspeita de estarem com a covid-19 não poderão ser atendidos. Caso o advogado ou custodiado apresentarem sintomas gripais, a visita será suspensa.

Deixe um comentário