Depois do Enem, desafio dos estudantes é o SSA 3 da UPE

(Foto: Reprodução/Internet)

Para 11.157 estudantes não haverá folga porque o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai acabar. Os próximos dias serão de mais revisões para encarar, domingo e segunda-feira da semana que vem (dias 18 e 19), a terceira e última etapa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE). Estão sendo distribuídas 1.740 vagas em 54 cursos de graduação.

Uma das vantagens do vestibular seriado é que os estudantes só concorrem com candidatos da mesma faixa etária e que também estão concluindo o ensino médio. Outro aspecto positivo é o fato de realizarem as provas três vezes, ao final de cada série da última etapa da educação básica. Desse modo, só são cobrados assuntos de um ano.

LEIA TAMBÉM:

Cartões de inscrição do SSA 3 da UPE já estão disponíveis para consulta e impressão

Outro ganho é que não há disciplina específica, de acordo com a graduação. Todos têm que saber os conteúdos de todas as disciplinas, independentemente da carreira profissional que desejarão seguir. As duas primeiras etapas do SSA, realizadas no 1º e 2º ano, valem, cada uma, 30% da média. A terceira fase corresponde à 40%.

O curso de medicina, ofertado em Serra Talhada, no Sertão Pernambucano, é o mais concorrido do SSA 3 pelo sistema universal, com 39,75 candidatos na disputa de uma vaga. Entre os cotistas – a UPE reserva 20% para egressos da escola pública – a graduação mais procurada é odontologia em Arcoverde (PE), com concorrência de 32 candidatos por vaga.

Vale ressaltar que, diferentemente do Enem, no SSA o candidato não pode levar celular. Fiscais não são autorizados a guardar os aparelhos e a universidade não disponibiliza recipiente para isso. Também ao contrário do Enem, no seriado é obrigatória a apresentação do cartão de inscrição, que já pode ser impresso pelo candidato.

Com informações do Jornal do Commercio

Deixe uma resposta