Deputados destacam obras de abastecimento e saneamento em Petrolina

Os deputados Lucas Ramos (PSB) e Odacy Amorim (PT) abordaram o anúncio de obras que levarão água e saneamento básico para comunidades de Petrolina (Sertão do São Francisco), na Reunião Plenária desta quarta (21). As assinaturas das ordens de serviço ocorreram na última segunda (19), em visita do governador Paulo Câmara ao município.

Lucas Ramos destacou a instalação de sistema de abastecimento de água para 650 famílias de Petrolina – 450 na comunidade Serrote do Urubu e 200 no Loteamento Parque Mandacaru. As obras serão executadas pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), e os recursos (que totalizam cerca de R$ 500 mil) são provenientes de emendas ao Orçamento do Estado apresentadas pelo deputado. “Conhecemos de perto a realidade dessas famílias e ficamos indignados com o fato de estarmos à beira do Rio São Francisco e ainda encontrarmos comunidades inteiras sem acesso à água”, observou.

Foto: Roberto Soares

O parlamentar também registrou que o governador assinou edital de licitação no valor de R$ 5 milhões para ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município, que deverá beneficiar cinco mil pessoas e tem conclusão prevista para o final de 2018. “Todo esse volume de trabalho só é possível porque o governador Paulo Câmara faz um esforço ainda maior diante da crise que se agrava em nosso País”, afirmou.

Odacy Amorim salientou que as obras na bacia do Jatobá e a conclusão do sistema Dom Avelar devem fazer com que Petrolina deixe de jogar seu esgoto no Rio São Francisco. “Vários rios de Pernambuco estão morrendo porque muitas cidades não têm esgotamento sanitário”, declarou. Ele relacionou os esforços pelo saneamento no município ao seu período em que foi prefeito de Petrolina.

De acordo com o petista, em 2007, a Prefeitura e a Compesa fizeram um plano de investimentos conjunto para expansão do serviço na região. “Infelizmente, parte desse plano não foi concluída. É importante que a gestão municipal volte a ter diálogo com a Compesa”, declarou.

O deputado também fez um apelo para que o governador libere emendas apresentadas por ele para perfuração de poços no Sertão do São Francisco. “A seca no Interior é muito forte e precisamos de uma política que dê resultados imediatos”, ressaltou. “Agradeço ao governador pela liberação de recursos para o saneamento, mas ainda lamento que não tenhamos o mesmo volume de investimentos recebidos nos governos de Lula e Dilma”, frisou.

Segurança Amorim e Ramos também comentaram a autorização de recursos para a área de segurança pública de Petrolina, com a entrega de novas viaturas para a Polícia Militar e a reforma do Instituto Médico Legal (IML) da cidade.

Ramos propôs, ainda, que o Governo implante no município um batalhão integrado especializado, similar ao criado em Caruaru, no Agreste. “A implantação dessa unidade terá fundamental importância na desarticulação de grupos criminosos e na manutenção da segurança dos cidadãos sertanejos”, disse.

Deixe uma resposta