Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Desfile cívico-alegórico em comemoração aos 123 anos de Petrolina retrata a história dos monumentos da cidade

O aniversário de 123 anos de emancipação política de Petrolina foi celebrado com muita criatividade e história. Milhares de petrolinenses lotaram a Avenida Guararapes, nesta sexta-feira (21), para prestigiar o tradicional desfile cívico-alegórico.

Mais de 3.500 alunos das Redes municipal, estadual e particular, passearam pela história da cidade, através da representação dos monumentos históricos e de personagens que ajudaram a construir a identidade cultural local. Com o tema: “Petrolina Monumental: Pertencer é uma Arte”, os cinco carros alegóricos, as Philarmônica 21 de Setembro, bandas marciais e as 50 alas retrataram com muita cor e vivacidade histórias e memórias do povo ribeirinho que construiu a maior cidade do Sertão de Pernambuco.

A estudante da Rede municipal Maria Clara, que desfilou pela primeira vez, sente orgulho de ter participado dessa experiência. “Foi lindo. Tudo bem feito, organizado e além do mais, estou muito orgulhosa em poder participar desse momento tão especial para nossa cidade e contar um pouco da nossa história”, relatou a aluna que fazia parte do setor em homenagem aos monumentos vivos.

Para Roberto da Silva, morador do bairro José e Maria, a cada ano é um novo espetáculo, um momento de valorizar a cidade. “Participo todo ano e estão cada vez mais lindos e organizados. Trago minha família inteira, pois é um momento de civismo e declaração de amor por essa terra que tantas oportunidades nos oferece”, ressaltou.

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, acompanhou todo o desfile e parabenizou a cidade. “O desfile foi muito bonito, uma verdadeira aula de história na avenida, que mostrou como nossa cidade é linda, pujante e está cada vez mais forte. Toda a equipe está de parabéns pela realização e, principalmente, nossa cidade e nosso povo”, pontuou.

Ao final cantado os parabéns para a cidade e cortado um bolo de mais de 28 quilos e distribuído à população. O desfile é uma realização da Prefeitura de Petrolina, por meio das secretarias de Educação (Sedu) e Cultura, Turismo e Esportes (Seculte).

Deixe uma resposta