Detran-PE orienta motociclistas sobre proteção contra cerol

(Foto: Ilustração)

O uso de cerol nas linhas de pipas, ou papagaios, representa um perigo para motociclistas e ciclistas. Com o intuito de conscientizar a população sobre os perigos do uso do cerol e da linha chilena, o Detran realizou, nesta sexta-feira (16), uma ação na Avenida Agamenon Magalhães, na região central do Recife.

De acordo com Stephan Araújo, agente e instrutor de trânsito do Detran, as ações da campanha se intensificam nas temporadas em que as pipas, uma brincadeira barata e divertida, voltam a ser utilizadas. “Nessa época do ano, os ventos estão fortes e as crianças e adolescentes retomam as brincadeiras com pipas. Infelizmente, alguns passam cerol, ou a linha chilena, nas linhas, o que pode vitimar pessoas inocentes”, disse Araújo. Segundo o Detran, a utilização da antena corta-pipa é obrigatória somente para motos com placas vermelhas (motofretes ou mototáxis).

“Com as antenas os motociclistas podem sair às ruas com um pouco mais de tranquilidade, porque o contato com o cerol pode causar acidentes graves e, em casos extremos, a morte”, complementou o agente.

Sobre os perigos que o uso do cerol pode causar, o cirurgião geral do Hospital da Restauração (HR), Roberto Natanael, afirmou que, apesar de as lesões causadas pelo cerol serem graves, esses tipos de acidentes podem ser prevenidos. “Os cortes podem causar danos irreversíveis nos motociclistas. O HR já atendeu pacientes atingidos por essas linhas, apesar de não ser algo frequente”, afirmou o cirurgião.

Em Pernambuco, o uso do cerol, substância feita a partir de uma mistura de cola e vidro moído, é proibido por lei desde 2001, entretanto, o cerol continua sendo utilizado. Além de motociclistas, as linhas também podem surpreender pedestres e ciclistas, mas, no caso das motocicletas, o tempo de reação costuma ser menor.

Com informações da Folha de Pernambuco

Deixe um comentário