Dia D de combate a dengue será nesta sexta em Juazeiro

Combate a Dengue

A mobilização nacional contará com o apoio das escolas e as Unidades de Saúde que também realizarão ações de orientação e prevenção. (imagem de arquivo)

O dia 25 de novembro foi determinado pelo Governo Federal como o Dia Nacional de Combate ao mosquito Aedes aegypti. Nesse sentido, a Secretaria de Saúde de Juazeiro (BA) em parceria com a Secretaria de Educação, Nasf, Necom realizarão diversas atividades pela cidade em combate ao mosquito. O inseto é o vetor de transmissão da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

As atividades do Dia D começam na sexta-feira (25), às 8h da manhã com uma caminhada da Avenida Adolfo Viana, com saída próximo ao edifício Topázio até a Praça da Misericórdia. O objetivo da força tarefa é chamar a atenção da comunidade para se prevenir contra o mosquito. A mobilização nacional contará com o apoio das escolas e as Unidades de Saúde que também realizarão ações de orientação e prevenção. O setor de humanização e os agentes de endemias sairão de porta a porta com ações preventivas, distribuição de folders e uma conversa com a comunidade.

Precauções

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti que se prolifera a partir de água parada e acúmulo de lixo. A Secretaria de Saúde lembra que a melhor forma de combater a dengue é eliminando o acúmulo de água nos locais propícios para a procriação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras.

Deixe uma resposta