Dia Nacional do Doador de sangue: UPAE/IMIP de Petrolina reforça o apelo por doações

(Foto: Internet)

Para reforçar a importância da doação de sangue, sensibilizar novos doadores e fidelizar os que já existem, a data de 25 de novembro ficou instituída no Brasil como Dia do Doador Voluntário de Sangue. E, neste dia, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) chama a atenção da população para esse gesto de amor, que pode salvar muitas vidas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil, esse número é preocupante, pois não chega a 2%. Esta quantidade ainda sofre uma queda alarmante durante os feriados e as férias, períodos em que os hemocentros operam com menos do mínimo necessário.

Preocupados justamente com o período festivo que se aproxima, a UPAE Petrolina reforça o apelo. “Nós incentivamos inclusive os nossos funcionários e periodicamente realizamos campanhas internas”, ressalta a coordenadora de enfermagem, Rayane Ribeiro.

Para doar é preciso: Ter entre 16 e 69 anos; Pesar no mínimo 50 kg; Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24h; Não ingerir bebidas alcoólicas nas 24h que antecedem a doação; Estar bem de saúde, sem gripe, resfriado ou febre há, no mínimo, 7 dias; Não estar em período de gravidez ou amamentação; Não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 6 meses (piercing na boca ou na genitália impedem definitivamente a doação); Não ter feito uso de drogas injetáveis; Não ter visitado regiões onde há surto de febre amarela nas últimas quatro semanas; Não ter tido relação sexual em que tivesse risco de doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses.

Se você se encaixa no perfil, procure o Hemocentro de sua cidade. Em Petrolina, o Hemope fica localizado na Rua Pacífico da Luz, centro. Para maiores informações, entrar em contato, através do telefone (87) 3866-6601.

Deixe uma resposta