Dilma faz seu provável último discurso como presidente

(Foto: Alan Marques/Folhapress)

O depoimento de Dilma Rousseff encerra a fase da instrução do processo de impeachment. (Foto: Alan Marques/Folhapress)

A presidente afastada Dilma Vana Rousseff, 68, irá ao Senado Federal nesta segunda-feira (29), às 9h,  no que pode ser seu último discurso como presidente do brasil, apresentar sua defesa na sessão final de julgamento do pedido de impeachment. Essa será a primeira vez que Dilma se manifestará no processo. Até agora, a defesa tem sido conduzida por seu advogado, José Eduardo Cardozo.

De acordo com a Folha, Dilma não queria ir ao Senado. Resistiu até a semana passada, mas foi convencida por aliados de que era um bom momento para “fazer história”. Esperava encerrar logo o ciclo e, como disse aos mais próximos, ficará “aliviada” em acabar com a agonia pessoal que foi para ela o processo de impeachment.

A presidente afasta terá 30 minutos – prorrogáveis a critério do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, que preside a sessão – para apresentar seus argumentos aos senadores, que poderão questioná-la por cinco minutos cada um. A presidente afastada, entretanto, pode, a seu critério, responder ou não as perguntas.

Segundo a agência senado, os senadores esperam um clima tranquilo e um debate técnico no interrogatório da presidente afastada Dilma Rousseff, marcado para esta segunda-feira (29), no julgamento do impeachment. O líder do Democratas, José Agripino (RN), adiantou que os senadores favoráveis ao impedimento não buscarão um embate, mas sim um debate técnico sobre as acusações de crime de responsabilidade.

O depoimento de Dilma Rousseff encerra a fase da instrução do processo de impeachment. A partir daí, o julgamento entra na etapa final, com os debates entre a acusação e a defesa, as manifestações dos senadores e o voto, que será nominal, por registro eletrônico. A expectativa é que o resultado seja anunciado até a madrugada de quarta-feira (31).

Com informações da Agência Câmara Notícias

Deixe uma resposta