Discussão sobre religião tem ditado sessões na Câmara de Vereadores de Petrolina; Nessa terça, mais uma confusão

Confusão durou mais de uma hora. (Foto: Blog Waldiney Passos)

As sessões da Câmara de Vereadores de Petrolina têm sido conduzidas por debates constantes a respeito de religião. Nessa terça-feira (31) não foi diferente, quando os debates poderiam tratar do dia da Reforma Protestante, comemorado nos dias 31 de outubro. Contudo, o que regeu mais de uma hora das discussões foi uma confusão gerada por uma moção de aplausos a um Pai de Santo.

Tudo começou quando o líder da bancada de situação, Ruy Wanderley (PSC), pediu destaque do requerimento nº 380/2017, proposto por Cristina Costa (PT) na sessão da semana passada, que concedia Moção de Aplausos ao babalorixá Alcides Manoel dos Reis, conhecido como Pai Cido de Osun, pelo lançamento dos exemplares do DVD “o ritual de Sasányin”, que aconteceu no dia 25 de outubro.

De acordo com a petista, o requerimento havia sido aprovado na sessão do dia 26 deste mês. “Esse requerimento foi aprovado há oito dias com a presença de toda a bancada evangélica e participaram de toda a sessão. Eles não votaram contra o requerimento. Hoje para a minha surpresa, já aprovado o requerimento, Ruy Wanderley pediu destaque da ata e queria que constasse o voto contrário a este requerimento”.

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Segundo Osinaldo Sousa (PTB), vereador da bancada evangélica na Casa, o requerimento de Cristina seria verbal e por isso só poderia ser aprovado em caráter de urgência urgentíssima. “A mesa errou ao autorizar essa aprovação. Nós temos o direito de saber o que estava sendo feito, o presidente não pode apreciar isso. Nós aprovamos outros requerimentos, o dela não. Ninguém escutou ou sabia que esse Projeto tinha sido aprovado”, disse Osinaldo.

O vereador afirmou ainda que desconhece o trabalho do Pai do Santo e que não sabe quais rituais constam no DVD. “Existem alguns rituais que não fazem bem, então quero que ela apresente esse DVD. Acho que a vereadora deveria ter uma boa intenção e apresentar o conteúdo na tribuna”, concluiu.

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Cristina Costa rebateu as críticas de Osinaldo. “Eu não aceito o posicionamento do vereador Osinaldo querer ditar o que deve ou não ser colocado em pauta. O vereador está vindo para a sessão e não está prestando atenção no que está sendo lido, debatido”.

Deixe um comentário