Distrito de Maniçoba e Embrapa firmam parceria para cultivo de pera e maçã

(Foto: Divulgação)

Produtores rurais do Distrito Irrigado de Maniçoba (DIM), localizado na zona rural de Juazeiro (BA), ganharam um novo estímulo para produção. Na última quarta-feira (15), foi firmada uma parceria entre o DIM e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para o cultivo de pera e maçã na localidade a partir do próximo ano.

A parceria se firmou após visita de técnicos do DIM na sede da Embrapa e em um campo de produção experimental, no projeto Bebedouro, em Petrolina. Na qual ficou confirmada a viabilidade de produção no distrito. A cooperação ainda contará com o apoio dos técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

A Embrapa vai repassar todo suporte de cultivo da pera aos técnicos da DIM e posteriormente às informações serão repassadas aos produtores rurais de Maniçoba. O início do plantio está prevista para  o primeiro semestre de 2020.

A pesquisa sobre a produção de frutas de clima temperado no semiárido brasileiro, vem sendo desenvolvida na Embrapa desde 2010, sob a coordenação do engenheiro agrônomo Paulo Roberto Coelho Lopes. “O nosso objetivo é possibilitar novas opções de cultivo com alta rentabilidade para os produtores e que eles possam ganhar dinheiro com essas culturas”, pontuou Lopes.

De acordo com o técnico agrícola do DIM, Djalma Alves do Santos, a avaliação positiva. “ Conversamos com o pesquisador Paulo Roberto e ele tirou várias dúvidas sobre plantio, mercado, manejo e outros fatores. Depois dessa conversa tivemos a certeza que será um plantio bastante promissor e vai se adequar muito bem aos pequenos produtores rurais de Maniçoba”, afirmou o técnico.

Deixe uma resposta