DNIT afirma que responsabilidade sobre BR-122 é do Estado

Problema foi apresentado por leitor (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Na quarta-feira (23) o Blog mostrou a situação da BR-122, no trecho entre Lagoa Grande (PE) e Santa Cruz (PE). Segundo um leitor, os buracos na pista colocam em risco a segurança dos motoristas. Nossa Produção procurou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Através de nota, o órgão afirmou não ter competência sobre o problema e que a recuperação da BR-122 é do Governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

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“O DNIT informa que a BR-122/PE foi transferida ao governo estadual em 2002, por meio da MP 82/02, encontrando-se desde então sob responsabilidade do DER-PE, com a denominação de PE-555“, destaca em nota.

DER responde

Em nota, o DER afirmou que a BR-122, hoje a PE-555, é dividida em dois trechos e já estão recebendo os serviços de manutenção por parte do Governo do Estado. Confira a seguir a resposta:

O Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER) explica que a via mencionada na reportagem, anteriormente conhecida como BR 122, atualmente é dividida em dois trechos. Um deles é a PE-555, que vai de Lagoa Grande até o entroncamento com a PE-604, com 34 quilômetros de extensão.

O outro trecho é a PE-604, que vai do entroncamento da PE-555 até Santa Cruz, com 71 quilômetros. As rodovias já estão recebendo as ações de manutenção do Programa Caminhos de Pernambuco e, até o momento, foram realizados os serviços de capinação. A partir de hoje (24), começam os serviços de recuperação asfáltica nas vias, no sentido Santa Cruz/Lagoa Grande.

Um Comentário

  • Roberto José

    24 de outubro de 2019 at 11:20

    Pense em algo danoso à população essa transferência para o estado de rodovias federais. Não há uma BR que esteja sob responsabilidade do governo estadual que esteja em boas condições de trafegabilidade e sinalização. Além da rodovia citada na matéria, temos a BR 235 até Casa Nova, BR 110 do Cruzeiro do Nordeste até à divisa com a Paraíba, passando por Sertânia; e BR 232, de Recife a Caruaru; todas elas se ainda estivessem sob responsabilidade do Dnit, a situação seria bem diferente, e não estariam abandonadas como estão agora nas mãos do estado. Melhor seriam devolver todas as rodovias nessa situação ao ente federal; mas, fazendo isso, o governo estadual atesta a sua incapacidade e incompetência na administração das vias, algo impensável para um governante.

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