Durante ação, prefeitura registra caso de Hepatite, HIV e Sífilis em Petrolina

Foram notificados: um para hepatite tipo C; um para HIV e cinco para sífilis.

A prefeitura de Petrolina promoveu, na última sexta-feira (26), uma programação especial com a realização de testes rápidos para detecção de hepatites virais. A ação aconteceu no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), ao lado da Secretaria de Saúde.

Durante todo o dia, os profissionais da saúde estiveram realizando testes rápidos, além da distribuição de preservativos, gel lubrificante e orientação educacional sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Ao todo, foram realizados 468 testes para hepatites B e C, sífilis e HIV. Foram notificados: um para hepatite tipo C; um para HIV e cinco para sífilis.

No período de 2017 a 2019 o município notificou 115 casos de hepatites B e C. Somente neste ano, foram oito casos do tipo B e três notificações para a hepatite C. Em Petrolina, a população pode realizar o teste rápido de segunda a sexta, das 7h às 17h, no CTA ao lado da Secretaria de Saúde.

Hepatite

A doença pode ser provocada por diversos vírus hepatotrópicos, ou seja, vírus que tem afinidade pelo fígado. Do ponto de vista epidemiológico os mais relevantes são os vírus A, B, C, D e E.

“Os tipos A e E são de transmissão via fecal-oral e estão relacionados à higiene pessoal e qualidade da água e alimentos. Os tipos B, C e D são de transmissão pelo sangue e sexual. Para a hepatite C, a contaminação pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos”, explicou a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

Um Comentário

  • moises

    28 de julho de 2019 at 14:54

    Apenas 5 de sifilis? no meu laboratorio detectamos em media 2 por dia, as vezes ja tivemos casos de 5, a sifilis tem uma incidencia cada vez maior na nossa regiao. ha 6 anos atras era raro ter alguem com sifilis hoje é mais comum que vcs imaginam.

    Responder

Deixe um comentário