Em Juazeiro, estoque de vacina BCG começa a normalizar

vacina injeção

A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro está abastecendo, de forma gradativa, as unidades de saúde com doses da vacina BCG, que estavam sendo racionadas desde julho do ano passado em todo o país, por problemas com a empresa fabricante do produto.  De acordo com o setor de Imunização, 2 mil doses foram entregues ao município.

A coordenadora do setor de Imunização do município, Renata Moreira, explica que mesmo com a falta da vacina, a secretaria adotou estratégia para que não faltasse no município. “Apenas as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Dom José Rodrigues e Angari tinham a vacina, mas na Maternidade Municipal todos os recém-nascidos já saem imunizados com a dose única da BCG. Felizmente, a situação está normalizando e voltamos a disponibilizar a vacina na rede de atenção básica”, explicou Renata.

A BCG é uma vacina que protege da tuberculose, doença infectocontagiosa que ataca principalmente os pulmões, porém pode ocorrer em outros órgãos. Ela faz parte do Calendário Básico de Vacinação, sendo obrigatória para crianças recém-nascidas, que devem ser vacinadas preferencialmente nos primeiros dias de vida,  e é disponibilizada de graça pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças de até 5 anos.

Deixe uma resposta