Em nota, Codevasf rebate denuncia feita pela vereadora Samara da Visão

Em nota encaminhada à imprensa nesta terça-feira (29), a Codevasf rebateu a denúncia feita pela vereadora Samara da Visão sobre equipamentos abandonados em depósitos da Companhia.

LEIA TAMBÉM

Samara da Visão afirma que houve erro da Câmara ao computar voto favorável, mas não se manifesta por correção da ata

Segundo a nota de esclarecimentos, os equipamentos estão armazenados com cuidado e em segurança, em propriedade pertencente à Codevasf e que foram recebidos recentemente, em diferentes datas, e estão sendo entregues aos beneficiários de acordo com os ritos previstos na legislação.

A empresa esclareceu ainda que apenas em 2021 entregou mais de R$ 11 milhões em máquinas e equipamentos que estavam armazenados no pátio do Pontal — entre os itens estão tratores, caixas d’água, retroescavadeiras e carretas agrícolas.

Confira a nota na íntegra

Nota de esclarecimento sobre máquinas e equipamentos armazenados pela Codevasf no Pontal

Sobre equipamentos armazenados pela Codevasf no Pontal, a Companhia esclarece:

1. Os equipamentos em questão estão armazenados com cuidado e em segurança, em propriedade pertencente à Codevasf, no Pontal, no município de Petrolina (PE). Os bens foram recebidos pela Codevasf recentemente, em diferentes datas, e estão sendo entregues aos beneficiários de acordo com os ritos previstos na legislação.

2. Aquisições e doações de bens pela Codevasf ocorrem continuamente, em grandes quantidades. Por essa razão, é esperado que sempre haja muitos equipamentos nos espaços de armazenamento da Companhia, para transição entre a entrega pelos fornecedores e a transferência para os beneficiários. O estoque é dinâmico e renova-se constantemente.

3. Apenas em 2021, a Codevasf já entregou a entes beneficiários mais de R$ 11 milhões em máquinas e equipamentos que estavam armazenados no pátio do Pontal — entre os itens estão tratores, caixas d’água, retroescavadeiras e carretas agrícolas.

4. A transferência de bens para os beneficiários requer processo administrativo associado a elaboração de relatórios técnicos, avaliação de conveniência socioeconômica, visitas técnicas, emissão de pareceres e publicação de informações no Diário Oficial da União. Esses procedimentos demandam a permanência dos bens em espaços de armazenamento.

5. A dilatação de prazos de transferência de bens ocorre pontualmente em razão da necessidade de que o ente beneficiário apresente documentos exigidos por lei. Após a verificação de aptidão, os termos de doação são assinados e os bens são entregues.

6. A constante entrada de bens em espaços de armazenamento da Codevasf deve-se a processos de aquisição eficientes, conduzidos de modo transparente no âmbito de licitações eletrônicas. A Companhia tem interesse em que esses bens proporcionem benefícios à sociedade com a máxima brevidade, com observância dos ritos legais e administrativos.

7. Documentos relacionados à aquisição e à transferência dos bens estão à disposição das instituições para fiscalização e controle.

Petrolina (PE), 27 de junho de 2021.
3ª Superintendência Regional — Codevasf

Deixe um comentário