Em nota, UNEB de Juazeiro externa “preocupação” após incêndio provocado por fogos de artifício

Chamas começaram após manuseio errado de fogos de artifício (Foto: 9º GBM/Cortesia)

Os Departamentos de Ciências Humanas (DCH III) e de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), localizadas no Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, emitiram uma nota conjunta sobre o incêndio registrado na noite de segunda-feira(28).

LEIA TAMBÉM

Incêndio florestal é registrado na UNEB de Juazeiro

De acordo com a instituição, a “falta de manejo com fogos de artifício” foi um risco à estrutura física da UNEB, aos prédios históricos e também à flora remanescente da mata ciliar. “A nós e a sociedade em geral é imprescindível a defesa do patrimônio público, de sua memória e de seu futuro, porque é isso que a UNEB representa hoje em Juazeiro e região”, afirma a nota.

O caso

O incêndio foi registrado durante um ato público de campanha, da candidata Suzana Ramos (PSDB). Segundo a assessoria, o próprio pleiteante como vice, Leonardo Bandeira acionou o 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar (9º GBM).

O fogo foi originado após um integrante da carreata, que passava pelo bairro São Geraldo, manusear de forma errada fogos de artifício. As chamas acabaram atingindo uma área verde da UNEB, mas não houve feridos. Veja a seguir a íntegra da nota encaminhada pela instituição de ensino:

“O Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) e o Departamento de Ciências Humanas (DCH), Campus de Juazeiro, da Universidade do Estado da Bahia, vem por meio desta nota externar uma preocupação e alertar a sociedade para a perigosa falta de manejo com fogos de artifício durante atos públicos.

Ontem, por volta das 22 horas, fomos alertados pelos seguranças da Universidade sobre um incêndio na instituição causado por fogos de artifícios durante um ato político.

Além de toda estrutura física, com prédios históricos e que contam a história do ensino superior no Vale, nosso campus abriga também uma remanescente mata ciliar, notável por ser um dos poucos espaços de densidade verde localizado na área urbana das duas grandes cidades banhadas pelo rio São Francisco, além das residências estudantis, dos experimentos agrícolas e laboratórios.

Felizmente o incêndio foi controlado e não houve vítimas. A nós e a sociedade em geral é imprescindível a defesa do patrimônio público, de sua memória e de seu futuro, porque é isso que a UNEB representa hoje em Juazeiro e região.

Reginaldo da Silva Gomes
Diretor em exercício do DTCS

Edonilce da Rocha Barros
Diretora do DCH”

Deixe um comentário