Em nota, UNIVASF diz que não se responsabiliza pelo não recebimento de documentos pelo sistema. Aprovados vão processar a universidade

(Foto: Internet)

Em nota enviada à redação do Blog Waldiney Passos, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) admitiu que houve um problema técnico durante o primeiro dia de pré-matrícula, mas afirma que a falha foi resolvida em horas. 

Ainda de acordo instituição de ensino, “a universidade não se responsabiliza pelo não recebimento de documentos ou pela não manifestação de interesse na vaga por meio do Sistema Sase por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados”, disse.

E os aprovados? 

Aprovado na chamada regular do Sisu para o curso de Medicina Veterinária, Márcio Lopes, de 20 anos, procurou assistência da Defensoria Pública da União (DPU) e demonstrou frustração com o posicionamento da nota emitida pela UNIVASF. “Foi um ano estudado, foi um ano complicado e perder dessa maneira é muito triste. Mas eu vou insistir até onde der. E se não der, aí eu vou ter que estudar de novo”, lamenta.

Entenda o caso

Aprovados no Sisu alegam que por erro do sistema da UNIVASF foram eliminados do processo de pré-matrícula 

 

Confira a nota na íntegra!

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

A Comissão Gestora do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais da Univasf 2021 (CG-PS-ICG 2021) vem a público esclarecer a todos os candidatos aprovados na Chamada Regular do Sisu 1º/2021 que cumpriu as normas procedimentais estabelecidas no EDITAL Nº 05, DE 05 DE ABRIL DE 2021, da Pró-reitoria de Ensino (Proen), de modo que publicou a Portaria nº 02/2021/CG PS-ICG, de 30 de abril de 2021, contendo o Resultado Parcial da Pré-matrícula da Chamada Regular do Sisu 1º/2021, em conformidade com o disposto nos itens 8.1, 8.2 e 8.2.4 do referido Edital.

É importante esclarecer, também, que o Sistema de Avaliação Socioeconômica (Sase), por meio do qual os procedimentos de PRÉ-MATRÍCULA ONLINE foram realizados, apresentou problema de apresentação de dados na tela e visando não confundir nenhum candidato, tiramos do ar apenas na manhã do primeiro dia de pré-matrícula, a saber, 20/04/2021. O problema foi prontamente resolvido, em questão de horas, pela equipe de Tecnologia da Informação da Univasf, sendo o sistema restabelecido às 13h46, conforme nota publicada pela Assessoria de Comunicação no Portal da Univasf e também divulgada na página de acompanhamento do Processo Seletivo (https://portais.univasf.edu.br/estudante/ingresso-discente). A Comissão Gestora em todo momento atuou com transparência e responsabilidade, informando quando o sistema ficou indisponível e quando retornou.

Após resolução do problema, o sistema Sase funcionou de maneira regular durante todo o processo de pré-matrícula, não havendo nenhuma falha técnica ou anormalidade que comprometesse a operacionalização dos devidos procedimentos para realização da PRÉ-MATRÍCULA ONLINE (item 8.2 do Edital em epígrafe). Destacamos que o sistema possui medidas de segurança que armazenam todos os passos realizados pelos usuários, inclusive, o da finalização do questionário, gerando protocolo de finalização, com data e hora, o qual é mostrado na tela ao final do procedimento e enviado ao e-mail do candidato. Reiteramos que todos os procedimentos realizados pelos usuários no sistema ficam armazenados no banco de dados, podendo ser acessado para averiguação, caso necessário. Além disso, o Edital supramencionado é claro quando expressa em seu item 8.2.3 que a Univasf não se responsabiliza pelo não recebimento de documentos ou pela não manifestação de interesse na vaga por meio do Sistema Sase por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

Lembramos ainda que, de acordo com o item 13.2 do Edital, é de responsabilidade exclusiva do candidato a observância dos procedimentos e prazos estabelecidos nas normas que regulamentam o Sistema Sisu, bem como a verificação dos documentos exigidos para a pré-matrícula e os respectivos horários, datas, meios para atendimento e procedimentos pela instituição. Ademais, a inscrição do candidato nos processos seletivos do Sistema Sisu para concorrer à vaga na Univasf, implica o conhecimento e concordância expressa das normas e condições estabelecidas na Portaria Normativa nº 21/2012 do MEC, no Edital nº 05/2021 da Proen/Univasf e nas demais normas e editais publicados por esta instituição e pelo MEC, bem como nas informações constantes do Termo de Adesão ao Sisu 1º/2021 da Univasf, sobre as quais não poderá alegar desconhecimento.

A Comissão Gestora do PS-ICG 2021 permanece disponível para atendimento aos candidatos através do e-mail [email protected].

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