Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Em nova localização, Centro POP dobra o número de atendimentos em Petrolina

Os usuários participam de rodas de conversa com psicologas antes do café da manhã. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O Centro de Referência Especializado Para a População de Rua (Centro Pop) passou a atender desde julho mais de 200 pessoas que vivem em situação de rua em Petrolina. O espaço oferece guarda de pertences, higiene pessoal, alimentação, acesso a documentação civil, benefícios socioassistenciais e atendimento com psicólogos e assistentes sociais.

“O usuário é acolhido e em seguida é feito um cadastro social, onde colhemos os dados do usuário e encaminhamos para um atendimento especializado. Temos aqui duas psicólogas, duas assistentes sociais, além do coordenador, supervisor administrativo. O trabalho com os usuários articulado com a rede, onde é feito todo o encaminhamento necessário para saúde e educação de acordo com as demandas de cada um”, informa a psicóloga Laíse Macedo, que gerencia o Centro POP e o CREAS.

100 porções de café da manhã são oferecidos diariamente. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O espaço que é direcionado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência, aumentou o número de atendimentos com o novo endereço, inaugurado em julho deste ano. Em janeiro o centro atendia 140 pessoas e o número subiu para 292 em julho.

Entre os serviços oferecidos além do acolhimento, estão o café da manhã e tickets de refeição para o almoço e janta no Restaurante Popular de Petrolina. “Além do acolhimento, oferecemos café da manhã e entregamos o ticket de alimentação para o almoço no Restaurante Popular e a sopa. Eles também podem fazer a sua higienização, contamos com quatro banheiros, tem o local onde podem guardar os pertences e uma máquina de lavar”.

Acompanhamento Psicológico e Oficinas

Os usuários do Centro POP contam com acompanhamento psicológico e pela manhã uma profissional promove uma roda de conversa com temas escolhidos pelo os próprios usuários. Em breve oficinas devem ser ofertadas.

“Tem o momento de acolhimento com a psicóloga e assistente social, com dinâmicas e rodas de conversa trabalhando temáticas que eles desejam, sempre antes do café da manhã. Estamos planejando a “Oficina do Bem Estar”, onde vamos confeccionar nosso próprio material de higienização, sabonete líquido, hidratante, tudo isso de forma artesanal e que pode gerar renda no futuro”, explica Laíse.

 Perfil dos usuários

Segundo a psicóloga Laíse Macedo, grande parte dos frequentadores do espaço não são de Petrolina e estão na cidade em busca de oportunidade de emprego, sem trabalho, muitos optam por viver nas ruas.

“A grande maioria não é daqui e vem para a nossa região com o sonho de conseguir emprego e estabilidade financeira através da agricultura da nossa região. Alguns conseguem realizar o sonho e outros não e devido as dificuldades, encontram nas ruas a única opção de moradia”, informou Laíse.

O espaço conta com banheiros para higiene pessoal dos frequentadores. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Muitos desses usuários retornam para as suas cidades através do apoio oferecido pelo o Centro POP, com o auxílio de passagens. “Dentro da nossa secretária tem uma pasta de benefícios eventuais que engloba passagens para alguns usuários, que desejam retornar para a sua cidade natal. Ele é avaliado e dentro dessas condições ele é auxiliado no retorno”.

Ainda existem os usuários que estão vivendo nas ruas por opção. “Algumas pessoas que estão na rua, não são moradores de rua, muitos têm casa, mas prefere a rua porque facilita muita coisa. Na rua eles podem pedir dinheiro e consumir drogas”.

O Centro Pop funciona de segunda à sexta, nos horários das 7h às 17h. O espaço fica localizado na rua Padre Fraga, nº 395, Centro de Petrolina. Telefone para contato: 3983 1016.

Deixe uma resposta