Em parceria com o Governo do Estado da Bahia, Prefeitura de Casa Nova lança projeto Pró-Semiárido

(Foto: Divulgação)

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de comunidades rurais com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M ), o prefeito de Casa Nova, Wilker Torres lançou o Pró-Semiárido em convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia – SDR, através da Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional – CAR.  Na quinta-feira (19), em uma Assembléia no Curral Novo, com representantes de todas as comunidades que serão atendidas, o gestor municipal ouviu explicações, cobrou envolvimento das lideranças comunitárias e empenho do pessoal da Secretaria da Prefeitura.

“Apesar da Bahia ter centenas de municípios e milhares de comunidades carentes, Casa Nova e algumas comunidades do interior foram escolhidas para receber os benefícios deste programa do governo, que conta com recursos do exterior, com técnicos capazes de fazer mudar a vida das pessoas e das comunidades. Por isso, contamos com cada um para ajudar a mudar a vida”, disse Wilker Torres.

As comunidades do município de Casa Nova que serão atendidas são: Torre, Anelão, Barro Auto, Belmonte e Curral Novo e as adjacentes: Auto Alegre, Campo Largo, Caro Custou e Ema, Boa Vista e Veredão do Lago. Ao todo, 120 famílias serão assistidas pelo projeto.

Durante o projeto serão desenvolvidas atividades voltadas para a Ovinocaprinocultura, Aves, Apicultura e quintais agroecológicos, através equipe da secretaria agricultura que contará com um Técnico em Agropecuária, um Agrônomo, um Assistente Social e um Agente Comunitário Rural que reside no território.

Itens a serem financiados pelo projeto: Cisterna, sistemas de irrigação, instalações de poços tubulares, aquisições de mudas de leucenas e palma para formação de bancos de proteínas, maquinas forrageiras, construções de galinheiros e canteiros para plantio de hortaliças etc.

Sobre o projeto Pró-Semiárido

É um projeto de desenvolvimento rural do Governo do Estado da Bahia, com apoio do FIDA – Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola e tem por objetivo melhorar as condições de vida da população rural de municípios do Semiárido baiano.

Atua em municípios com mais baixo IDH-M, com maiores índices de semiaridez e em comunidades rurais consideradas mais pobres. Sua execução é através da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia – SDR / Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional – CAR e prefeituras tendo como referência o paradigma da Convivência com o Semiárido e a Agroecologia como princípio fundamental.

Deixe uma resposta