Embrapa abre inscrições para curso de manejo de irrigação em Petrolina

(Foto: Marcelino Ribeiro/Embrapa)

A Embrapa Semiárido está com inscrições abertas para o XVI Curso de Manejo de Irrigação. O evento irá acontecer de 28 de novembro a 01 de dezembro, no Escritório de Apoio da empresa, localizado no Centro de Convenções Nilo Coelho em Petrolina (PE). As inscrições devem ser feitas no local do evento até o próximo dia 28 e custa R$150. O curso é uma realização da Embrapa e conta com a participação de professores do Instituto Federal – Sertão Pernambucano.

Visando dar suporte aos interessados em melhorar a utilização da água na agricultura irrigada em seu dia a dia, a programação foi elaborada com fundamentação teórica básica e prática de campo sobre a utilização de algumas ferramentas. A exemplo das edições anteriores, as palestras estão marcadas para o horário noturno, das 19h às 22h. No sábado, (01/12) haverá aula prática, a partir das 7h, demonstrando o uso de técnicas auxiliares no manejo da irrigação.

Os procedimentos buscam, essencialmente, suprir as necessidades das culturas, de maneira que possam expressar seu potencial genético de produção sem restrições hídricas. Segundo o coordenador do curso, o pesquisador Marcelo Calgaro, “a operação adequada dos sistemas irrigação resulta em vantagens como diminuição dos custos de produção (água/energia) além de controles da contaminação do lençol freático e da salinidade do solo”.

Para Calgaro, isto envolve informações e conhecimentos que não se restringem à operação de equipamentos. A eficiência do seu uso requer um funcionamento que acentue o equilíbrio do sistema solo-água-planta. Assim, é possível alcançar o uso racional de água, o que é exigido em programas de produção integrada de frutas e que são referência de qualidade em mercados consumidores do Brasil e do exterior.

Programação

28 de novembro (quarta-feira):
19h – Abertura
19h10 – Determinação da evapotranspiração de referência pelo método de Penman-
Monteith/FAO (utilizado em estação meteorológica);
20h45 – Intervalo
21h – Determinação da evapotranspiração da cultura (Etc);

29 de novembro (quinta-feira):
19h – Características e propriedades do solo úteis para o manejo de irrigação;
20h45 – Intervalo
21h – Determinação da umidade do solo por tensiometria;

30 de novembro (sexta-feira):

19h – Determinação da eficiência dos sistemas de irrigação localizada (CUC e CUD);
19h30 – Determinação da lâmina de irrigação;
20h45 – Intervalo
21h – Determinação da lâmina de irrigação;

01 de dezembro (sábado):
08h as 12h – Dia de Campo com instalação de tensiômetros, uso de estação meteorológica, coleta de solos para determinação da densidade do solo e curva de retenção de água no solo.

Deixe um comentário