Empresa de Petrolina recebe multa de R$ 10 mil por descartar entulho na orla 

Durante fiscalização do projeto de revitalização ‘Orla Nossa’, realizada na segunda-feira (03), uma equipe da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) encontrou uma grande quantidade de entulho contendo resto de material de construção, na orla de Petrolina, às margens do Rio São Francisco. Ao vasculhar o entulho, a equipe identificou algumas correspondências que indicavam o endereço de uma loja no centro da cidade. Esse papeis descartados facilitaram a identificação do endereço e do infrator.

Com apoio da equipe de fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), a empresa foi localizada e ao chegar no endereço as equipes constataram que o local estava passando por reforma e que o material descartado correspondia ao encontrado na loja. O responsável foi multado no valor de R$ 10 mil por descarte de resíduos sólidos em local aberto. A punição foi baseada no artigo 62 da Lei 6.514/08. A empresa tem o prazo de cinco horas, para retirar o material da orla e descartá-lo de forma correta. Na cidade existem cinco pontos de descarte de lixo localizados nos bairros: Vila Eduardo, Centro, José e Maria, João de Deus e Quati.

O diretor de Projetos Ambientais da AMMA, Victor Flores, explica o risco que esse tipo de material representa  ao meio ambiente. “Os impactos ambientais são severos e vão desde a contaminação até à compactação do solo, agravado agora com as chuvas que começam a cair na região, onde este material, fatalmente, vai para o Rio São Francisco. A prefeitura vai intensificar a fiscalização, monitoramento e punição”, disse.

Segundo as fiscalizações, a ação flagrada nesta segunda não é um caso isolado no trecho. Infelizmente, situações como essa acontecem com frequência nas margens do Velho Chico. Algumas pessoas agravam a situação colocando fogo nos resíduos para apagar as provas. Crimes assim podem ser denunciados através do telefone 156.

Deixe um comentário