Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco (Epepe) acontecerá na Univasf a partir desta quarta-feira (18)

univasf]

Reunir professores e estudantes de Pernambuco para discutir a efetivação do Plano Nacional de Educação (PNE) e os desafios do sistema de educação do país. Este é o objetivo do VI Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco (Epepe), que acontecerá desta quarta (18) até a próxima sexta-feira (20), no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Juazeiro (BA). Com o tema “O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: desafios para o fortalecimento de políticas de igualdade e justiça social”, o evento será realizado pela primeira vez na região. As inscrições seguem abertas até o primeiro dia do evento.

Para realizar a inscrição online, os interessados devem preencher um formulário, disponível no site do Epepe até 18 de maio. A taxa para se inscrever é no valor de R$ 30,00 para estudantes e professores da educação básica e R$ 60,00 para professores de educação superior e pesquisadores. A programação completa das apresentações de comunicações orais, pôsteres e relatos de experiências está disponível no site do encontro. Foram aprovados aproximadamente 370 trabalhos.

A conferência de abertura será realizada às 14h, e contará com a participação da presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Andréa Barbosa Gouveia. Durante a manhã, serão realizados minicursos sobre aplicativos no celular, feminismos negros, literatura infanto-juvenil, gênero e educação, currículo de arte, entre outros.
No segundo dia do evento, além de apresentações de trabalhos, haverá mesas redondas sobre a formação de professores, políticas públicas na educação infantil, educação ambiental, ensino de arte, entre outras. Ainda haverá lançamento de livros, oficinas e conferência de encerramento com o tema “Panorama da Construção do Sistema Nacional de Educação e Perspectivas para o Fortalecimento de Políticas de Igualdade e Justiça Social”.

De acordo com o organizador do evento pela Univasf, Ednaldo Torres, haverá uma grande mobilização na região, tanto das Instituições de Ensino Superior que confirmaram presença, quanto de participantes em geral. “Vamos contar com uma forte participação das licenciaturas, tanto da Univasf e do Vale do São Francisco, como do estado como um todo. É também um momento importante para mostrar o peso das instituições que estão fazendo licenciatura”, afirma. Torres ainda ressalta a interiorização do evento. “Esta é a 6ª edição, mas é o segundo ano em que o evento acontece no interior do estado”, destaca.

O Epepe é promovido pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) em parceria com a Univasf, e conta com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), e outras instituições de ensino.

Com informações da Assessoria

Um Comentário

Deixe uma resposta