Enfermeiro é vítima de injúria racial durante vacinação contra Covid-19 no Recife

Um enfermeiro que trabalhava na aplicação da vacina contra a Covid-19 no Recife (PE) foi alvo de injúria racial. O caso foi registrado no último domingo (26), mas ganhou repercussão na terça-feira (28). A vítima trabalhava no Shopping Recife, em Boa Viagem, quando foi chamada de “negro safado” por uma mulher.

A agressão verbal foi flagrada por pessoas que estavam no shopping e aconteceu após o servidor público se recusar a aplicar a quarta dose da Covid para a filha da mulher, que é adolescente. A dose de reforço não está autorizada ao público infanto-juvenil, sendo liberada apenas a adultos com 40 anos ou mais, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Injúria e desacato

A vítima também é policial militar e conseguiu deter a agressora, até a chegada das autoridades policiais. A mulher foi presa por desacato e injúria qualificada racial, mas segundo a Polícia Civil de Pernambuco informou, ela pagou fiança e foi liberada, já que esse tipo de crime é afiançável, diferente do racismo. Ainda segundo a PC-PE, além de agredir o servidor com palavras racistas, a mulher de 49 anos desacatou a polícia.

Coren presta apoio à vítima

O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren) prestou solidariedade ao profissional e colocou o setor jurídico à disposição da vítima. “O Coren reafirma a irrestrita defesa dos seus profissionais, e reitera a luta em favor das populações mais vulneráveis, que há muito já sofrem com o abismo social existente na sociedade”, diz a nota da entidade.

Deixe um comentário