Ensino de atletismo é tema central do livro “Dialogando sobre o Ensino da Educação Física: o Atletismo na Escola”

foto-n3626

Com o objetivo de auxiliar diretamente os professores de Educação Física que atuam nas escolas, um grupo formado por um docente e estudantes de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e por professores de escolas da região está produzindo uma coletânea com oito livros sobre temas relacionados à área.

O primeiro título “Dialogando sobre o Ensino da Educação Física: o Atletismo na Escola” foi lançado recentemente e já se encontra disponível para venda. A obra contém textos metodológicos e didáticos, sugestões de atividades práticas, além de discutir questões relacionadas ao atletismo no Brasil e no exterior.

Elaborada por 12 autores, a iniciativa é fruto de um projeto desenvolvido pelo Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (LECPEF) da Univasf, coordenado pelo professor do Colegiado de Educação Física Diego Luz Moura. A ideia da elaboração da coletânea ocorreu a partir de um curso de formação realizado em junho deste ano, que reuniu 133 professores e coordenadores pedagógicos de três municípios diferentes dos estados de Pernambuco e da Bahia. O conteúdo da obra leva em consideração as experiências vivenciadas pelos professores da rede.

O livro apresenta um debate sobre o atletismo no Brasil e no âmbito internacional, alguns princípios metodológicos para o ensino, sugestões de atividades práticas e de textos didáticos para debates de temas a partir do atletismo, como o bullying. O prefácio é assinado pelo professor João Batista Freire e pelo membro titular do Comitê Científico da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), Antônio Jorge Gonçalves Soares.

Segundo o professor Diego Luz Moura, o livro reflete como a educação física está sendo transmitida nas escolas. “A educação nas escolas tem que ser vista de maneira integral, através de um trabalho de corpo inteiro, que vai desde a mente até os movimentos. Este livro mostra como usar o atletismo para atingir esse objetivo”, afirma.

Com 106 páginas, o livro pode ser adquirido pelo site da Editora CRV, nos formatos impresso ou digital. Os interessados também podem adquirir a obra com a professora Mariana Santana pelo telefone (74) 98816-7041. O preço de capa do livro “Dialogando sobre o Ensino da Educação Física: o Atletismo na Escola” é R$ 30,00.

O LECPEF é um grupo de pesquisa surgido em 2013 e conta com a participação de alunos de pós-graduação e professores da rede de ensino. O grupo realiza pesquisas sobre o ensino da Educação Física, buscando valorizar as boas práticas realizadas pelos professores da região. A partir deste ano, o LECPEF começou a fornecer acompanhamento pedagógico e cursos de formação para professores que serão realizados até 2019. O próximo livro fruto da formação que será realizada em março de 2017 terá como foco a ginástica nas escolas.

Deixe uma resposta