Entidades conseguem mandado para inspeção em penitenciária de Caruaru

(Foto: Internet)

No local, eles irão vistoriar as condições humanas, de segurança e infraestrutura (Foto: Internet)

Entidades de Direitos Humanos de Pernambuco conseguiram uma liminar em mandado de segurança para realizar, na manhã desta segunda-feira (1), uma inspeção na penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. No local, eles irão vistoriar as condições humanas, de segurança e infraestrutura de detentos e agentes penitenciários, especialmente após os episódios de violência registrados no local na última semana.

Uma comitiva, composta por integrantes da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, da Defensoria Pública, Pastoral Carcerária, Mecanismo de Combate à Tortura e Conselho Estadual de Direitos Humanos foi impedida de entrar na penitenciária na última quarta-feira (27).

De acordo com o coordenador executivo do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop), Rodrigo Deodato, a entidade com status Consultivo Especial no Conselho Econômico e Social da ONU conseguiu um mandado de segurança emitido via liminar pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para ingressar na Plácido de Souza. “O fato de haver um clima de insegurança apenas indica a importância destes comitês de estado realizarem as suas visitas”, ressaltou Deodato.

Com informações de Folha de Pernambuco

Deixe um comentário