Entidades públicas e civis de Juazeiro discutem o enfrentamento ao racismo

(Foto: ASCOM)

Uma formação realizada na tarde desta quarta-feira (26) na sede do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS) reuniu as equipes que atuarão no serviço ‘SOS Racismo’ e na Rede de Enfrentamento ao Racismo de Juazeiro.

O objetivo da capacitação é consolidar toda a Rede para prestar atendimento integral às vítimas de racismo e discriminações correlatas. A ação foi realizada através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) e Coletivo Luiz Gama.

Os participantes tiveram acesso a palestras ministradas pelas professoras Gabriela de Sá e Márcia Guena que abordaram temas como combate ao racismo e sua definição, racismo institucional e legislação vigente. Na formação estiveram presentes também representantes do CREAS, CIAM, CRAS, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, UNEGRO e ADEAP.

Para a diretora de Políticas para Diversidade, Luana Rodrigues, é fundamental essa preparação para que seja oferecido um serviço de qualidade. “A ideia é que essas formações aconteçam com freqüência e que as equipes estejam preparadas para atenderem de forma integral à população negra, principalmente às vítimas de racismo. Consideramos o racismo uma questão de saúde pública, de educação e também da assistência social, assim precisamos fortalecer esse serviço, já que ele muda a cara da institucionalização da política de promoção da igualdade racial”, afirmou.

Deixe uma resposta